InternetData CenterAssinante

Nova disciplina de Tecnologias Aplicadas é aposta da Satc

Aulas pretendem despertar a inovação dos alunos do ensino infantil ao fundamental
Nova disciplina de Tecnologias Aplicadas é aposta da Satc
Foto: Divulgação / Satc
Por Redação Engeplus Em 31/01/2018 às 11:51

Do lúdico à segurança na internet, as aulas da Satc serão intensificadas ao mundo digital em 2018. Isso porque a partir do próximo semestre todas as turmas, do ensino fundamental ao médio, terão duas vezes por semana, a disciplina de Tecnologias Aplicadas. A intenção é despertar o raciocínio lógico, a criatividade, o trabalho em equipe e a inovação nos alunos.

As aulas de robótica e informática já eram realizadas na Satc, mas a partir deste ano a frequência das disciplinas será ampliada, bem como os conceitos tratados em sala. Além disso, a faixa etária de estudantes também aumentou, os alunos do fundamental, a partir de dois anos, também terão contato com o mundo das Tecnologias Aplicadas.

“A gente trabalha com os pequenos a questão das cores, tamanho, questões espaciais, esquerda e direita, tomada de decisão e vamos até os mais velhos programando por exemplo, como desligar a luz do quarto por meio de aplicativos ou ligar a televisão com o celular em mãos”, destacou a coordenadora do projeto, Andreia Mariot Scarduelli.

Quatro grandes eixos vão nortear a nova disciplina da Satc: Pensamento Computacional; Mundo Digital; Cultura Digital e Movimento Maker, todos eles baseados em currículos e referencias da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). As disciplinas inseridas no currículo do Colégio envolvem professores e laboratórios da Faculdade Satc, tornando o projeto interdisciplinar.

“A ideia é inovação em sala de aula, esta é a proposta principal deste projeto das Tecnologias Aplicadas”, finalizou a coordenadora.

Movimento Maker em alta

Dentre os eixos estabelecidos para a disciplina, o Movimento Maker faz parte do currículo e integra as metodologias ativas implantadas na Satc. A ideia é possibilitar uma aprendizagem significativa e perene, apostando na cultura do “faça você mesmo”.

“A ideia sempre foi se adequar a uma tendência de práticas ativas de aprendizagem, por isso ele tem sido tão importante neste novo momento de mudanças de metodologias de ensino na Satc”, enfatizou o coordenador geral da Faculdade Satc, Jovani Castelan.

Colaboração: Comunicação Satc