InternetData CenterAssinante

Mercado de Trabalho: de olho na qualificação profissional e no futuro

Saiba quais competências e habilidades a indústria 4.0 exigirá para os próximos anos
Por Redação Engeplus Em 08/11/2018 às 10:30

Um novo perfil de profissional tem sido traçado com um mercado em constante transformação. Impactado pela inovação da indústria 4.0, o cenário de mudanças exige pessoas cada vez mais qualificadas.  De acordo com o Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022 da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a educação é um dos fatores que auxilia na competitividade e no crescimento da economia. Por isso, a escolha da profissão deve estar relacionada com as necessidades deste novo mundo do trabalho.

O profissional deste futuro nem tão distante precisa estar conectado a competências e habilidades ligadas à lógica de programação. Pelo menos é o que acredita o coordenador de Engenharia da Computação da Faculdade Satc, Gustavo dos Santos De Luca. Para o educador, entender, ao menos um pouco, sobre algoritmos será pré-requisito em todas as áreas do conhecimento. “A linguagem de programação é o novo inglês”, enfatiza.

O talento criativo é mais uma das características necessárias das profissões do futuro. Além disso, para o coordenador de Publicidade e Propaganda da Satc Gutemberg Geraldes, saber trabalhar em equipe é outro ponto chave para quem almeja uma vaga neste mercado de inovação. “O ambiente de trabalho tem se tornado cada vez mais disruptivo, logo o profissional precisará cada dia mais desenvolver habilidades em ambientes cocriativos, onde a colaboração seja um ativo importante para se chegar em resultados cada vez mais plurais”, observa.

Criatividade e Inovação em todos os cursos da Satc

Pode ser de Humanas ou de Exatas, mas dois eixos hoje perpassam a matriz curricular dos nove cursos de graduação da Faculdade Satc. Formado em uma das Engenharias ou na área de Comunicação, o acadêmico terá a disciplina de Criatividade e Inovação.

“A Satc tem em seu DNA a relação muito próxima com a indústria, com o mercado. Por isso está ciente das transformações que estão ocorrendo. Hoje, o profissional formado precisa ser plural, associar conhecimentos de áreas diferenciadas e entender que ninguém inova sozinho”, ressalta o coordenador geral da Faculdade Satc, Jovani Castelan.

Na formação desse jovem são incorporadas outras características como possuir um perfil colaborativo, saber ouvir e ter habilidade básicas de vendas. “Quando falamos em vendas, é no sentido de negociação. Ele precisa ter uma boa argumentação, mostrar de forma clara e objetiva os benefícios de um produto ou serviço, valorizando a marca que representa”, pondera Castelan.

Da realidade do aluno para a sala de aula

Adepto dos jogos eletrônicos, Guilherme Spillere da Rosa é acadêmico de Engenharia Mecatrônica da Satc e encontrou nos games uma forma de facilitar as aulas de desenho. Por meio de plataformas gratuitas, o estudante utiliza a realidade aumentada na disciplina. Uma forma, segundo ele, de simular sistemas reais de forma virtual.

“É um programa utilizado para jogos, fui pesquisar durante as aulas e deu certo. Acredito que isso possa ser replicado na indústria, onde ambientes podem ser analisados, estudados e testados sem que o profissional esteja presente”, concluiu.

O experimento está em fase de testes sob a supervisão de um professor. Guilherme utilizou para a reprodução em realidade aumentada o software Unity e o banco de imagens Vuforia para a reprodução.

Oportunidade de ingresso

Fazer parte de um meio criativo e inovador é uma oportunidade para quem deseja cursar uma graduação na Faculdade Satc. Estão abertas as inscrições para o Mérito Seu até dia 14 de novembro.

São nove cursos de graduação disponíveis em duas grandes áreas. Nas Engenharias há a opção por Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Minas, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Química. Já na área de Comunicação, as opções são Design, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Informações no site do Mérito Seu, meritoseu.com.br.