InternetData CenterAssinante

Educação: aposta para transformar o futuro

Mãe e filho compartilham vivências e saberes ao estudarem na mesma instituição de ensino
Educação: aposta para transformar o futuro
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 26/11/2018 às 19:30

Há vinte anos longe de uma sala de aula, a auxiliar de produção de corte e solda Migmary Dutra não imaginava que uma mudança estava para acontecer antes que 2018 terminasse. Há pouco mais de dois meses, Migmary ingressou no Curso Técnico em Plástico do SENAI Criciúma. No mesmo local, estuda o jovem Matheus Dutra, filho e estudante do Ensino Médio Conecte SESI SENAI, ambos enxergam na educação uma porta para mudar de vida.

Mesmo com o passar dos anos, a mulher que trabalha fora, cuida da casa e dos filhos, alguns com necessidades especiais, não se deixou abater pelas adversidades. “A empresa surgiu com a oportunidade, no começo fiquei com bastante medo, tive resistência, mas com o apoio da família tudo mudou. Estudar tem um brilho, não quero perder as aulas, pois a cada dia acontece algo diferente”, conta Migmary.

Há 5 anos trabalhando numa empresa do ramo plástico, a auxiliar de produção conta que após iniciar o curso começou a ter mais curiosidade pela área e teve a auto estima elevada. “Antigamente não reparava tanto, hoje eu vivo perguntando aos meus colegas como funciona cada máquina”, pontua. Estudando na mesma instituição, mãe e filho compartilham momentos. “No começo foi um pouco estranho. Ao mesmo tempo em que comecei a estagiar, ela começava a estudar. Nos ajudamos nas tarefas”, comenta Matheus.

No contraturno escolar, Matheus participa dos clubes de Lógica e Tabuleiro da instituição, práticas que o ajudaram a conquistar o primeiro lugar num campeonato sub-18 de xadrez pela Fundação Municipal de Esportes de Criciúma. Atualmente, o jovem é estagiário na Secretaria de Educação do município e trabalha com manutenção de computadores e sistemas, espaço conquistado através do curso de informática integrado ao ensino médio. “Com o estágio quero ter experiência e pretendo garantir uma boa vaga de emprego”, ressalta o estudante.

Com a mãe Migmary não é diferente. “O SENAI está abrindo portas e a empresa me apoiando muito. Penso em fazer uma faculdade futuramente, estou amando e recebendo o apoio de todos”, pontua. “É importante esse acompanhamento dos pais, e incentivamos isso em todas as modalidades, porém quando existe a oportunidade de que ambos estudem em nossa instituição, a alegria é maior, pois percebemos a família se preocupando com a formação e qualificação profissional dos jovens, além da sua própria formação”, complementa o coordenador educacional, Rodrigo Brandelero.

Colaboração: Clara Fernandes - Novo Texto Comunicação

Leia mais sobre: