InternetData CenterAssinante

Crianças e programação, a união que transformará o futuro

Escola promete desenvolver raciocínio lógico, criatividade e inovação entre os pequenos
Crianças e programação, a união que transformará o futuro
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 17/09/2018 às 13:37

“Todo mundo neste país deveria aprender a programar um computador, porque isso ensina você a pensar”. Assim o fundador da Apple, Steve Jobs, resumia, em uma frase, a importância de ensinar programação para crianças e adolescentes. Prática ainda desconhecida por muitos pais, o ensino digital voltado aos pequenos desenvolve, entre outros aspectos, o raciocínio lógico, a criatividade e a motivação. Isso faz com que eles se interessem, questionem, participem e, consequentemente, estudem mais, visualizando o mundo de possibilidades que há pela frente, uma vez que a tecnologia é a base do futuro.

Conforme a especialista Camila Achutti, em entrevista ao canal Papo Reto, em fevereiro deste ano, saber programar no século 21 é o mesmo saber ler e escrever do século 19. É a nova linguagem da atualidade, uma necessidade cada vez maior e mais urgente. “Entender a mecânica do mundo onde vivemos é essencial, uma vez que se você não programar, vai ser programado”, diz, ao complementar: “basta analisar como as tarefas cotidianas e triviais mudaram após o advento da tecnologia. A forma como você pede um táxi, consome conteúdo, ouve música, tudo está diferente. Por isso é preciso implantar disciplinas relacionadas à tecnologia no currículo comum de todas as crianças. Não dá para evitar esta discussão”, aponta ela.

Foi isso o que fez o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em 2013, quando inseriu a Ciência da Computação em todas as escolas americanas. Na época, ele falou às crianças e aos jovens sobre a mudança da grade curricular, explanando que aquilo não era importante apenas para o futuro dos alunos, mas também para o futuro de todo o país. “Não compre um novo videogame, desenvolva um. Não baixe o último aplicativo, ajude a projetar. Não use o seu celular, programe! Ninguém nasce cientista de computação, mas com trabalho duro, um pouco de ciência e de matemática, todas as pessoas podem se tornar um. Se você estiver disposto a estudar sobre tecnologia, você será responsável por moldar o próprio futuro”, explanou, na época.

CódigoKid inaugura e oferece cursos de programação às crianças e adolescentes

Com base na necessidade de preparar os pequenos para o futuro, Criciúma recebe a primeira escola de programação voltada a crianças a partir dos cinco anos. Inaugurada no sábado, 15 de setembro, a CódigoKid é um núcleo tecnológico de aprendizado inovador que desenvolve a capacidade de acordo com a especificidade de cada aluno, formando crianças capacitadas para os desafios que virão.

Além de dar a opção aos filhos aprenderem a programar, os pais também podem optar pelas aulas de robótica, aliando as brincadeiras tradicionais da idade à tecnologia. Conforme a proprietária da CódigoKid, Mônica Fernandes Pinheiro Bento, com o mundo totalmente conectado, é preciso criar as crianças de uma forma diferente. “Com a robótica, eles se preparam desde cedo para o mercado de trabalho, aprendendo habilidades como trabalho em equipe e resolução de problemas que antes sequer existiam”, avalia.

Um queridinho dos alunos é o curso de youtuber como ferramenta educativa, desenvolvendo a comunicação, a empatia e o senso crítico. Considerada uma das profissões do futuro, ser youtuber hoje é um sonho de muitas crianças. Outra possibilidade oferecida pela CódigoKid são as aulas de MOD em games, como o Minecraft, por exemplo. A ideia é realizar modificações nos conteúdos dos jogos, desde pequenas alterações até conteúdos exclusivos. Elas costumam ser feitas com base no jogo pré-existente, usando todas as funcionalidades para criar novas opções aos jogadores.

Os estudantes aprendem de forma descontraída em um ambiente 100% digital, com notebooks individuais, em turmas de no máximo oito pessoas, o que potencializa o aprendizado de cada um. Para os interessados em conhecer um pouco mais sobre a escola, ela fica localizada na rua Martinho Acácio Gomes, 99, próximo ao Angeloninho. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3413-4279 e 99917-9092 e no site www.codigokid.com.br. Como promoção de inauguração, também está sendo realizado o sorteio de um curso de robótica. Basta encaminhar um email para o criciúma@codigokid.com.br, com o título “quero estudar na CódigoKid Criciúma”.

Colaboração: Samira Pereira / Assessoria de imprensa