InternetData CenterAssinante

Turminha do Futuro encerra viagens rumo ao mundo do saber em três escolas

Eventos foram realizados nesta quarta-feira nos bairros Ceará, São Marcos e São Cristóvão
Turminha do Futuro encerra viagens rumo ao mundo do saber em três escolas
Por Redação Engeplus Em 18/10/2017 às 19:18

Nesta quarta-feira, dia 18, mais três escolas receberam a cerimônia de encerramento do projeto de responsabilidade social a Fantástica Viagem da Turminha do Futuro Rumo ao Mundo do Saber. As cerimônias ocorreram com o 4º ano da Escola Professor Moacyr Jardim de Menezes, no bairro Ceará; com o 4º ano da Escola Carlos Gorini, no bairro São Marcos; e com estudantes do 3º ano da Escola São Cristóvão, no bairro que leva o mesmo nome da instituição.

Os alunos da Escola Professor Moacyr Jardim de Menezes recepcionaram a equipe da Associação Criciumense de Transportes Urbano (ACTU), que coordena o projeto, com maquetes sobre o relevo, limites entre as cidades, rios e o mapa de Criciúma. A diretora da instituição, Soraia Pedro Vieira, agradeceu a passagem do projeto na escola. “As viagens agregaram a aprendizagem deles e envolveu toda a comunidade. As aulas-vivas serão como um arquivo que perpetuará”, aponta.

De acordo com a diretora da Auto Viação Critur, Florisvalda Dário, é importante a participação e o envolvimento de todas as crianças. “A peça mais importante são os pequenos com a participação e a vontade de aprender. Agradecemos também aos pais e a escola por permitirem essa parceria”, destaca Florisvalda.

Na Escola Carlos Gorini, os alunos e os profissionais da instituição receberam a equipe da Turminha do Futuro com um bolo comemorativo, música ao vivo e duas apresentações, uma de dança e outra de música. Para a professora que coordenou os estudantes, Edicleia Florêncio Martins, o desafio também foi pessoal, pois como não é natural de Criciúma aprendeu um pouco mais sobre o município com as crianças. “Esse projeto é maravilhoso. Agradeço a oportunidade de ter participado. Eles são apaixonados pelo projeto”, frisa a diretora Edineia Echamendi.

Na última escola desta quarta-feira, os responsáveis pelo projeto foram recepcionados por 28 alunos. De acordo com a idealizadora da iniciativa, Iracema de Lorenzi Cancelier, estar presente nas cerimonias de encerramento é uma grande alegria. “No final das contas, a mais presenteada sou eu em poder ajudar formar cidadãos cada vez melhores”, destaca.

Segundo a professora da turma, Márcia de Oliveira, os alunos voltavam das aulas com muito conhecimento. “E o melhor de tudo é um conteúdo adquirido com diversão, quando eles sabiam da viagem todos ficavam ansiosos”, comenta. As atividades com as viagens da Turminha do Futuro reiniciam no próximo ano nas instituições de ensino de Criciúma.

Colaboração: Clara Fernandes / Douglas Saviato / Novo Texto Comunicação