navegue nos blocos da capa

Educação

criciúma

Turminha do Futuro em 2017 dá partida para o seu décimo ano de atividades

19
ABR
2017
| 12h11
12h11
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
ana sofia schuster

Os alunos do quarto ano da escola municipal Jairo Tomazi, localizada no bairro Jardim Angélica, em Criciúma, deram início às atividades do décimo ano do projeto a Fantástica Viagem da Turminha do Futuro Rumo ao Mundo do Saber. Nesta quarta-feira será a vez dos alunos da Escola São Cristóvão, fechando a primeira semana do projeto em 2017.

Completando seus dez anos de atividades e somando premiações em nível nacional, a iniciativa com foco na educação, desenvolvido pelas empresas de transporte coletivo de Criciúma totaliza mais de 1.3 mil viagens onde 4.770 estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de Criciúma conheceram um pouco mais sobre Criciúma, sua história, economia, geografia e política.

A Turminha do Futuro, como é conhecida, realiza viagens e visitas de estudo para alunos das terceiras e quartas séries entre sete e dez anos. Somente neste ano participarão do projeto 132 alunos de cinco instituições do município. Os estudantes farão as aulas vivas e poderão ver, ouvir, tocar, perguntar e se encantar.

Para este ano, o ônibus que transporta as crianças foi todo repaginado, ganhando uma nova plotagem, trazendo mais conforto e beleza aos estudantes. A Turminha do Futuro surgiu quando os empresários do transporte coletivo urbano de Criciúma (Auto Viação Critur, Grupo Forquilhinha e Zelindo Trento & Cia - ZTL) se propuseram apoiar a comunidade no desenvolvimento da educação, financiando o projeto.

Durante as viagens e visitas os pequenos conhecem as colonizações, desvendam a cultura, o folclore e as tradições da cidade. Os alunos descobrem como cresceu e desenvolveu o município, além de visitarem indústrias, o comércio e interagirem com os três poderes. “De caráter complementar ao conteúdo curricular, os alunos vivenciam todas essas questões na prática. Posteriormente, estes conteúdos são complementados em sala de aula com as professoras das escolas.

A Turminha do Futuro foi idealizada por Iracema De Lorenzi Cancelier Zomer, pedagoga com especialização em Orientação Educacional e Administração Escolar. Iracema iniciou suas atividades na década de 50 como professora primária, lecionou por duas décadas na Unesc e atualmente presta consultorias para empresas em projetos de responsabilidade social.

Durante o ano, o projeto realiza sete percursos pela cidade com a metodologia de aulas vivas, cada um deles abordando um tema distinto. Confira abaixo os conteúdos apresentados aos estudantes.

Unidade 1 - Voltando no Tempo: Aspectos Históricos de Criciúma;
Unidade 2 - Estudando Nossa Terra: Aspectos Físicos e Territoriais;
Unidade 3 - Nosso Povo e Nossa Gente: Aspectos Demográficos;
Unidade 4 - De onde vem o nosso sustento: Aspectos Econômicos;
Unidade 5 - Fazendo Nosso Município Funcionar: Aspectos de Infraestrutura e Serviços Públicos;
Unidade 6 - Coisas da Nossa Terra: Aspectos Culturais, Folclóricos e Turísticos;
Unidade 7 - Alguém precisa cuidar do Nosso Município: Aspectos Políticos e Administrativos.

Colaboração: Novo Texto Comunicação / Comunicação Actu

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Coral Show exalta clima natalino no Nações ShoppingPresidente da Câmara de Florianópolis visita o Portal EngeplusAssociação Unidos Contra o Câncer celebra o NatalCER Musical encanta campus da Unesc com canções natalinasCriciúma unida pela magia do NatalPolicia Civil faz incineração de drogas apreendidas