navegue nos blocos da capa

Educação

Unibave

Setor de animais de grande porte do Hospital Veterinário completa três anos

12
AGO
2017
| 20h28
20h28
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Divulgação

O setor de animais de grande porte do Hospital Veterinário Unibave (HVU) está completando três anos de serviços. Uma das últimas adaptações feita no local foi a instalação de um embarcador e desembarcador de animais de médio e grande porte.

O equipamento foi desenvolvido no Unibave e facilita o trânsito dos animais, o processo por meio de uma estrutura segura evita o estresse do animal, além de prevenir qualquer tipo de trauma por conta de uma queda, caso o desembarque seja realizado de forma errada.

Segundo a diretora do hospital veterinário, Lívia Valente, a plataforma tem regulagem de altura adaptável conforme o veículo e uma estrutura toda pensada para dar maior comodidade aos animais. “O desembarque feito de forma incorreta causa um grande transtorno, desta forma nos preocupamos em fazer algo pensando no bem-estar animal”, pontua.

Durante esses três anos de atividades, o hospital já realizou diversos tratamentos em animais como equinos e bovinos. Com uma mesa cirúrgica especial que suporta grandes animais, o HVU oferece à região um diferencial para a promoção da medicina veterinária.

O médico veterinário Guilherme Valente de Souza, coordenador do curso de Medicina Veterinária do Unibave, observou um aumento progressivo de atendimentos clínicos e cirúrgicos nos últimos meses. “Nos últimos quatro meses obtivemos um número de, aproximadamente, 60 animais atendidos no HVU e nas propriedades”, contou Souza.

O coordenador ainda ressaltou que durante o atendimento, no pré, trans e pós-cirúrgico, é permitido que os acadêmicos acompanhem os casos. “Existe no HVU um grupo de 12 estudantes voluntários que se dedicam aos cuidados dos animais internados. Salientando que todos os procedimentos, quando executados pelos alunos voluntários, são acompanhados por um Médico Veterinário”, frisou Souza.

Atendendo à comunidade externa e à comunidade acadêmica por meio do ensino, o centro cirúrgico de grandes animais é equipado com anestesia inalatória, monitor multiparamétrico, bomba de infusão dentre outros. A estrutura de indução e recuperação é equipada com material resistente e que permite um conforto para o animal durante o procedimento e a estadia no Hospital Veterinário Unibave.

Colaboração: Thaiara Pilon/Comunicação Unibave

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Caminhão é recuperado através de rastreamento via satéliteEscola Dionízio Milioli: 30 anos de história em CriciúmaDuas pesquisas nos bastidores da feiraCâmara da Mulher Empresária celebra 20 anos de atuação Comunidade quer mais compensações ao CASE e PenitenciáriaOs bonecos de neve de Lauro Müller