navegue nos blocos da capa

Educação

Criciúma

Por meio da Química, alunos do Ifsc contribuem com ação social

12
SET
2017
| 15h27
15h27
Redação Portal Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Divulgação

Alunos do 2º ano do curso técnico em Química do Ifsc Criciúma desenvolveram um gel dental para ser usado em cachorro. O produto foi entregue para as voluntárias da SOS Vira Lata e será distribuído para animais adotados por meio da ONG.

“O gel dental é de extrema importância para a saúde animal, porque os cães também precisam de escovação dental. O tártaro é um dos agentes que causam graves problemas de saúde nos cães e essa contribuição do Ifsc com a causa animal é de extrema importância para a nossa ONG”, afirma a voluntária, Rafaela Rocha.

Os alunos produziram o gel dental na disciplina de Química Analítica II, sob coordenação das professoras Janaína Antunes dos Santos e Carmine Acker. Ao final da atividade, embalaram o gel dental em bisnagas, que receberam rótulos para identificação.

“O objetivo dessa ação foi o de proporcionar para os alunos a conscientização com relação ao bem-estar animal, além de dar uma visão prática do processo de manipulação de um produto. É um processo de sensibilização para posterior conscientização do aluno a respeito de determinado problema apresentado. Nesse caso, temos muitos cães abandonados nas ruas de Criciúma e a partir desse problema podemos trabalhar questões sociais que envolvem a nossa região”, explica a professora Janaína.

Janaína ressalta ainda que, segundo recomendações veterinárias, é necessário escovar os dentes dos cães ao menos três vezes por semana. “Isso ajuda a evitar a formação de placas bacterianas que causam inflamações na gengiva e perda de dentes. As bactérias podem ainda invadir os vasos sanguíneos da boca, atingindo a circulação, tendo acesso a qualquer órgão do corpo do animal e causando as mais variadas doenças”, informa.

Para o aluno Filipe dos Santos, conhecer os processos desenvolvidos em laboratório para chegar em um produto final é muito importante nessa etapa do curso. “Não trabalhamos somente com átomos e moléculas, mas também com o lado social da Química. Nessa atividade podemos proporcionar cuidados com animais domésticos por meio do gel dental produzido em laboratório”, afirma.

Feira de adoção da SOS Vira Lata

Todo segundo sábado de cada mês, a SOS Vira Lata promove uma feira de adoção no estacionamento do Nações Shopping, das 10 horas às 17 horas. A organização também mantém perfil nas redes sociais Facebook e Instagram, além do site www.sosviralata.org.br, onde é possível conhecer os animais disponíveis para adoção responsável e saber como fazer doações para ajudar a custear o tratamento dos animais atendidos pela ONG.

Colaboração: Cristina Oliveira / Comunicação Ifsc

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Geninho, Cavalo, Jorginho e Dado na lista do TigreCaravaggio e Metro na frente nas semifinaisSantos Dumont na lista da usina de asfaltoMais um título para o vôlei de base de ForquilhinhaGovernador encerra congresso de despachantes em CriciúmaHSJ ganha reforço de doze leitos em dezembro