navegue nos blocos da capa

Educação

IFSC Criciúma

Inscrições abertas para o Simpósio de Integração Científica e Tecnológica

12
OUT
2017
| 11h24
11h24
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Divulgação

Estudantes e pesquisadores da região Sul de Santa Catarina podem participar da sexta edição do Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (Sict-Sul). O evento, que será realizado entre os dias 23 e 25 de outubro no Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), pretende fortalecer o intercâmbio entre instituições de ensino e discutir a relação entre o mercado e a pesquisa científica. 

O 6º Sict-Sul tem como objetivo promover a divulgação científica, a reflexão e a integração entre pesquisadores, extensionistas e estudantes nas diversas áreas do conhecimento, tecnologia e inovação. O evento é realizado pelos câmpus Araranguá, Criciúma e Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), pelos câmpus Sombrio e Santa Rosa do Sul do Instituto Federal Catarinense (IFC) e pelo Câmpus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O tema do evento é a “Matemática está em tudo: o ensino e o uso da matemática na pesquisa científica”, acompanhando o tema escolhido para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017. Na programação, debates, minicursos e exposição de trabalhos acadêmicos.

“A cada nova edição o Sict-Sul amplia sua abrangência, reunindo pesquisadores de todo o Estado. Este ano serão mais de 200 trabalhos publicados”, destaca a professora Michele Guizzo, integrante da comissão organizadora. “O Sict-Sul vai contar com uma programação intensa e nossa expectativa é proporcionar um espaço amplo, com diferentes atividades, reflexão sobre pesquisa, ensino e extensão, e ainda promover a integração entre os participantes”, completa.

A cerimônia de abertura ocorre no dia 23 de outubro, às 19 horas, no auditório do Câmpus Criciúma. No dia 24, às 13h30, o professor Ruy Exel Filho, do Departamento de Matemática da UFSC, dará uma palestra com o título “Borsuk, Ulam e os ladrões de joias”. Ruy é pós-doutor pela Universidade de Warwick (1987), professor titular da UFSC e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, honraria recebida em 2007. Para o dia 25, às 13h30, está marcada uma mesa redonda com o tema “Integração Mercado e Pesquisa: o desenvolvimento de novos produtos e processos”. 

Interessados devem se inscrever no site do evento. A inscrição é gratuita. 

Para mais informações, como a lista de minicursos que serão ofertados, acesse o site do 6º Sict-Sul.

Colaboração: Daniel Cassol / Comunicação IFSC Criciúma

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Feira de Ciências da Unesc recebe estudantes de Criciúma e regiãoTem frustração, mas ainda tem luta no TigreUma torneira brilha com tecnologia de pontaRodovias estaduais recebem operação tapa-buracosPedestre morre atropelada na Avenida CentenárioTurminha do Futuro encerra viagens rumo ao mundo do saber em três escolas