InternetData CenterAssinante

Estudantes buscam apoio para participar de competição de robótica no Japão

Estudantes buscam apoio para participar de competição de robótica no Japão
Foto: Daniel Cassol / Ifsc
Por Redação Portal Engeplus Em 28/06/2017 às 20:59

Estudantes do campus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) vão representar Santa Catarina em um dos maiores eventos de robótica do mundo: a RoboCup 2017. A Copa Mundial de Robótica será realizada em Nagoya, no Japão, no final do mês de julho.

Para viabilizar a viagem, a equipe de estudantes lançou uma campanha de arrecadação. Eles esperam arrecadar R$ 10 mil para abater custos com passagens, hospedagem e alimentação. É possível contribuir com qualquer valor, neste link. A campanha recebe doações até a próxima quarta-feira, dia 5 de julho.

RobocupRescue Rapidly Manufactured Robot

O Ifsc Criciúma será uma das três equipes brasileiras a participarem da modalidade RobocupRescue Rapidly Manufactured Robot, em que os robôs devem se mover em um ambiente que simula uma situação de desastre, como de um terremoto, devendo vencer obstáculos e resgatar objetos. Os outros dois times brasileiros na modalidade também são dos Institutos Federais: um do Paraná e outro do Tocantis.

Integram a equipe Siegel, do Ifsc Criciúma, os alunos do curso técnico em Mecatrônica Marcos Albano dos Santos, Cristiane Maragno e Maiara da Costa, e as alunas do curso de Engenharia Mecatrônica Fernanda Di Queiroz Freitas e Katiane da Rosa. A equipe é orientada pelo professor Guilherme Schmidt.

“A participação na Olimpíada Brasileira, por si só, já é fantástica para os alunos. A participação em um evento mundial é algo que não dá para ter uma dimensão. Contribui não apenas para o aprendizado, mas para incentivar outros alunos a participarem de competições. É uma forma de incentivar a pesquisa científica dentro das escolas”, afirma o professor.

A equipe está trabalhando no projeto há cerca de dois meses. As peças da estrutura do robô, que tem ao todo 12 motores, foram construídas em uma impressora 3D. Atualmente, os alunos estão na fase final de ajustes da programação do equipamento e nas próximas semanas – durante as férias de inverno – iniciarão os testes com o robô.

Para a estudante Cristiane Maragno, que já participou da etapa catarinense da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) no ano passado, a participação na RoboCup será uma oportunidade de trazer novas ideias quando voltar ao Ifsc. “Será uma experiência única, não apenas pelo contato com uma cultura diferente, mas pelo contato com pessoas de todo o mundo. Essa troca de experiências nos ajuda a ter novas ideias, vendo o que outras equipes fizerem”, projeta Cristiane.

Os cursos técnico e superior da área de Mecatrônica do Ifsc costumam estimular os alunos a participar de competições estudantis de robótica. O Ifsc campus Criciúma é o atual bicampeão da etapa estadual da OBR.

Sobre a RoboCup

Criada em 1997, a RoboCup é um tradicional evento que reúne pesquisadores e estudantes de várias partes do mundo para diferentes modalidades de competições de robôs, programados e montados pelos competidores. A competição ocorre anualmente em diferentes países. Um dos objetivos do RoboCup é estimular a pesquisa robótica nas instituições de ensino. Neste ano, o evento será realizado entre os dias 27 e 31 de julho.

Colaboração: Daniel Cassol / Comunicação Ifsc