InternetData CenterAssinante

Brinquedo educativo: 25 mil kits serão entregues para escolas da região

Brinquedo educativo: 25 mil kits serão entregues para escolas da região
Por Redação Engeplus Em 03/10/2017 às 11:51

O Sindicato das Indústrias Plásticas do Sul de Santa Catarina (Sinplasc) promove na próxima quinta-feira, dia 5, o lançamento oficial do projeto Brinquedo Educativo. O evento de lançamento será realizado no Bairro da Juventude, a partir das 14 horas, com a presença de representantes de escolas, do setor empresarial e de entidades parceiras, como a Satc, onde foi desenvolvido o modelo e onde são fabricados os blocos de montar.

O projeto Brinquedo Educativo vai distribuir 25 mil kits de blocos de montar as escolas da região, dentro do objetivo da iniciativa de despertar o interesse da criança no desenvolvimento do exercício da imaginação e do raciocínio lógico. O passo que faltava para o projeto ser lançado oficialmente era a certificação do Inmetro, concluída no mês de setembro, e que permitiu a fabricação e a entrega dos blocos de plástico coloridos, ao estilo lego.

 A ideia nasceu em uma viagem do presidente do Sinplasc, Reginaldo Cechinel, para Alemanha, onde conheceu uma iniciativa semelhante. Chegando ao Brasil, o projeto ganhou forma incluindo a concepção do brinquedo, projeto e fabricação do molde e do processamento do polímero. Além de levar atividade lúdica às crianças que receberão os blocos de montar, o projeto tem uma forte pegada tecnológica, que envolveu os acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica da Satc.

Indústia e ensino

"O projeto permitiu capacitar os alunos do curso a atuarem no desenvolvimento e fabricação de moldes para injeção de termoplásticos, o que permitiu uma grande aproximação da indústria com a instituição de ensino", observa o presidente do Sinplasc. O resultado final do projeto é a entrega gratuita dos brinquedos para creches e escolas das cidades da região. "Tudo isso é fruto dos esforços dos empresários do setor plástico e do Sinplasc, juntamente com os parceiros no desenvolvimento, que ao longo de mais de três anos estiveram trabalhando no desenvolvimento e certificação dos blocos", explica Cechinel.

Em 2016 e no início deste ano o Sinplasc realizou algumas doações a duas escolas, uma em Criciúma e outra em Maracajá, e a avaliação destes resultados será uma das atrações no evento de lançamento, com a participação das diretoras falando sobre o uso didático do material. Após o lançamento, as entregas vão obedecer um cronograma conforme o volume de fabricação.

Colaboração: Ana Sofia Schuster / Comunicação Simplasc