InternetData CenterAssinante

Alunos da UFSC Araranguá vencem competição de sistemas embarcados

Concurso é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação
Alunos da UFSC Araranguá vencem competição de sistemas embarcados
Foto: divulgação
Por Debora Correa Em 14/11/2017 às 12:20

Uma equipe de alunos do curso de Engenharia de Computação do Campus da UFSC em Araranguá foi premiada como melhor projeto de graduação, no Concurso de Sistemas Embarcados 2017 - WND IoT Challenge. Organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), este ano a competição foi realizada no estado do Paraná.

Os vencedores Marcelly Homem Coelho, Vinicius Ferri e Thiago Dal Pont apresentaram o projeto “Implementação de um Sistema para Monitoramento de Barragens”.

Com o objetivo de auxiliar no controle das variáveis do sistema e advertir a população local em caso de emergência, o protótipo construído possui módulos de sensoriamento cujos valores referentes à entrada dos sensores são tratados utilizando uma técnica de Inteligência Artificial, a qual gera uma saída que é enviada para um dispositivo móvel, com o propósito de transmitir informações relacionadas ao estado da represa.

A aluna da décima fase de Engenharia de Computação, Marcely Coelho, conta como foi participar de uma competição deste nível. “Tive uma semana de muito aprendizado, superação e conquistas. Foi um prazer participar da Competição de Sistemas Embarcados e apresentar um tema de grande relevância para a segurança de barragens. A premiação foi um reconhecimento de todas as dificuldades encontradas ao longo do projeto”.

Os alunos da UFSC Araranguá foram orientados pelo professor Anderson Luiz Fernandes Perez, e como prêmio receberam uma vaga na aceleradora BAITA.

(Colaboração: Comunicação UFSC/Araranguá)

Anúncio