navegue nos blocos da capa

Educação

Araranguá

Alunos da UFSC Araranguá vencem competição de sistemas embarcados

Concurso é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação

14
NOV
2017
| 12h20
12h20
Debora Correa
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
divulgação

Uma equipe de alunos do curso de Engenharia de Computação do Campus da UFSC em Araranguá foi premiada como melhor projeto de graduação, no Concurso de Sistemas Embarcados 2017 - WND IoT Challenge. Organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), este ano a competição foi realizada no estado do Paraná.

Os vencedores Marcelly Homem Coelho, Vinicius Ferri e Thiago Dal Pont apresentaram o projeto “Implementação de um Sistema para Monitoramento de Barragens”.

Com o objetivo de auxiliar no controle das variáveis do sistema e advertir a população local em caso de emergência, o protótipo construído possui módulos de sensoriamento cujos valores referentes à entrada dos sensores são tratados utilizando uma técnica de Inteligência Artificial, a qual gera uma saída que é enviada para um dispositivo móvel, com o propósito de transmitir informações relacionadas ao estado da represa.

A aluna da décima fase de Engenharia de Computação, Marcely Coelho, conta como foi participar de uma competição deste nível. “Tive uma semana de muito aprendizado, superação e conquistas. Foi um prazer participar da Competição de Sistemas Embarcados e apresentar um tema de grande relevância para a segurança de barragens. A premiação foi um reconhecimento de todas as dificuldades encontradas ao longo do projeto”.

Os alunos da UFSC Araranguá foram orientados pelo professor Anderson Luiz Fernandes Perez, e como prêmio receberam uma vaga na aceleradora BAITA.

(Colaboração: Comunicação UFSC/Araranguá)

Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Studio Voga promove a magia com Espetáculo Velha InfânciaA excelência dos vinhos da serra catarinense e da gastronomia à mesaNovos serviços ou até venda no futuro do ComplexoO alto risco de não ter TV no Catarinense 2018Tarde de orientação e prevenção aos agricultoresAlça do Anel Viário com asfalto só em 2018