InternetData CenterAssinante

Festival traz o lúdico da matemática para o dia a dia dos estudantes

Festival traz o lúdico da matemática para o dia a dia dos estudantes
Foto: novo texto
Por Redação Engeplus Em 10/05/2017 às 14:02

Estudantes do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental do Sesi Escola Criciúma participaram nesta semana de um Festival de Matemática com o intuito de proporcionar novas experiências e descobertas revelando os conceitos matemáticos de uma maneira diferente, lúdica, histórica, contextualiza e concreta. Tendo como base os conteúdos abordados na prova Canguru de Matemática Brasil 2016, competição mundial de matemática, os estudantes trouxeram para dentro da instituição as questões aplicadas na prova expondo suas construções no festival de matemática.

Do nono ano, Leonardo da Silva, e sua equipe trabalharam com as referências geométricas do cubo. “Aprofundamos sobre questões de lógica que evolvem esta forma geométrica. A prova, inclusive, me surpreendeu porque trouxe mais questões lógicas que cálculos. Considero isso muito positivo, pois utilizamos a lógica todos os dias”, comenta.

Ao todo, foram formados 19 grupos entre os mais de 90 alunos do Ensino Fundamental, sendo que cada um deles representou uma questão da prova. Os próprios estudantes apresentaram seus trabalhos para uma comissão avaliadora, composta pela supervisão e professores de outras disciplinas da instituição, que irão eleger o melhor trabalho, que, posteriormente, será enviado para uma seleção nacional.

As professoras de matemática da instituição, Cristine Cypriano e Fernanda Dagostin, explicam que a iniciativa é simplificar e desmistificar a disciplina tornando-a prazerosa e instigante. “Além de representarem as questões da prova e revelarem os conteúdos de diferentes formas, os estudantes tiveram que criar uma nova questão sobre o assunto. A intenção é fazer com que os alunos percebam que a prova é fácil de ser revolvida. Esta atividade lúdica os ajudarão também em outras provas, em concursos, em vestibulares”, exemplificam as professoras.

Maria Eduarda, do sétimo ano, apresentou as formas geométricas dos origamis. “Falamos das curiosidades dos origamis e realizamos uma atividade de produção destas formas da cultura oriental. Já durante a prova fiquei bastante impressionada pelas questões de raciocínio lógico, tivemos que nos concentrar muito”, lembra. O Canguru de Matemática foi realizado no dia 17 de março deste ano e sete estudantes do Sesi Escola Criciúma são medalhistas. Os vencedores serão revelados no fim deste mês, assim como o melhor trabalho apresentado nesta semana.

Colaboração: Novo Texto Comunicação