InternetData CenterAssinante

Profissionais do SESI Escola recebem formação docente

Consultoras da RedSolare estiveram na instituição nesta semana
Profissionais do SESI Escola recebem formação docente
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 02/07/2016 às 16:02

O SESI Escola recebeu durante esta semana consultoras da RedSolare dando continuidade à formação docente dos profissionais que atuam na Educação Infantil da instituição. A intenção é qualificar e fortalecer cada vez mais os processos pedagógicos, tornando o SESI Escola de Criciúma um centro de referência em Educação Infantil.

De acordo com consultora de educação do SESI, Sônia Maria Dias Rosa, a RedSolare, sediada em Salvador (BA), atua em parceria com o SESI desde 2015 e é a difusora da prática educativa de Reggio Emilia, cidade do Norte da Itália, que é referência mundial em educação para infância.

O encontro com aproximadamente 70 educadoras da Educação Infantil, segundo a membro fundadora da RedSolare no Brasil, Alba Rezende, esteve focado para que todos os profissionais pensem em situações construídas desde o ano passado. Todo processo desenvolvido desde o início da parceria com a RedSolare será levado para um seminário internacional sediado em Criciúma.

Nos dias 1º e 2 de agosto será realizado o Seminário Internacional de Educação Infantil na Associação Empresarial de Criciúma – ACIC. O evento inédito em Santa Catarina contará com duas educadoras da Itália, de Reggio Emilía. “Queremos com este seminário internacional dar continuidade ao diálogo com Reggio Emilia, referência mundial em educação infantil”, frisa Sônia. Mais de 350 educadores de Santa Catarina e de outros Estados participarão do evento.

Reggio Emilia –  Na cidade italiana de Reggio Emilia há trabalhos infantis espalhados em diversos espaços. É comum ver crianças pelas praças fazendo desenhos e trabalhos de campo. Os pais, por sua vez, participam de várias atividades na escola, como cuidar da horta, e podem acompanhar os registros das professoras, que ficam na porta de cada sala. Esse pacto pela educação das crianças, que envolve famílias e educadores, nasceu após a Segunda Guerra Mundial, quando um grupo de pais resolveu erguer escolas na cidade devastada.

 Colaboração: Novo Texto/Comunicação Sesi