InternetData CenterAssinante

Abertas inscrições para candidatos a diretores das escolas municipais

Eleição será realizada no dia 26 de novembro
Abertas inscrições para candidatos a diretores das escolas municipais
Foto: Divulgação
Por Redação Portal Engeplus Em 09/11/2016 às 17:11

A Secretaria de Educação de Criciúma abriu inscrições para o processo eleitoral que elegerá 62 diretores de escolas e centros de educação infantil do município, para a gestão 2017 e 2018. O requisito básico para candidatar-se a uma das vagas é ser professor concursado da rede municipal, com, no mínimo, dois anos de atuação.

Para inscrever-se, os candidatos devem apresentar, além de documentos, uma proposta de trabalho, na Casa do Professor Paulo Freire, localizada na Rua Henrique Lage, 1873, no bairro Santa Bárbara, até a próxima sexta-feira, dia 11. O edital está disponível neste link. Mais informações pelo telefone 3445-8170.

Fabíola Peraro Augusto atua há 22 anos no magistério e candidatou-se para continuar na direção da escola Antonio Colombo, no bairro Laranjinha. Ela considera que o gestor representa a voz do grupo e sua função de líder é fundamental para tornar o ambiente um espaço democrático.

“O maior desafio são as relações humanas. Atendemos 176 alunos e temos 31 mulheres no quadro de funcionários. Vamos trabalhar para realizar um sonho da comunidade que é a construção de uma quadra de esportes. Gerenciamos os recursos financeiros com os valores que temos, atendendo as necessidades emergentes. Mas, as pessoas precisam de um olhar diferenciado e humano e este cuidado eu procuro ter todos os dias”, comenta Fabíola.

A eleição e a apuração dos votos serão realizadas no dia 26 de novembro, das 13 horas às 18 horas, nas unidades escolares. Terão direito a votar os pais ou responsáveis, alunos matriculados no 4º ano em diante e servidores da unidade escolar. “Os servidores são todos os professores, funcionários, monitores de educação especial e estagiários que prestam serviço na unidade escolar”, explica a presidente da comissão eleitoral, Tatiane dos Santos Virtuoso.

A secretária de educação, Rose Reynaud considera fundamental para o processo democrático escolar garantir a participação da comunidade e dos alunos na escolha do gestor. “É na escola que os jovens devem iniciar o exercício da escolha dos seus líderes, sejam eles, seus pares quando escolhem a melhor chapa para o Grêmio Estudantil ou na escolha do seu diretor. Esperamos que este momento seja uma experiência positiva garantindo a vez e a voz para todos no exercício democrático", destaca Rose.

Dez escolas não participarão do processo eleitoral, porque tem menos de cem alunos matriculados, conforme previsto no Estatuto do Servidor Público Municipal. Os Centros de Educação Infantil vinculados a Afasc também não participam do processo.

Colaboração: Ana Lúcia Pintro