InternetData CenterAssinante

Unesc colabora com projetos de pesquisa e inovação para indústrias

Instituto do Iparque realiza ensaios e testes para empresas
Unesc colabora com projetos de pesquisa e inovação para indústrias
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 15/10/2015 às 20:39

A região Sul de Santa Catarina possui um setor industrial diversificado, com empresas de segmentos como químico, metalmecânico, de plásticos e descartáveis, construção civil, cerâmico, colorifício e de extração mineral. E o IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) colabora com o desenvolvimento tecnológico de todos eles, por meio de trabalhos realizados em seus 33 laboratórios.

Segundo o gerente do IDT, Ramon Silveira, o Instituto possui dez laboratórios focados em pesquisa fundamental, 16 de ensino e sete focados na prestação de serviços, com máquinas e equipamentos de caracterização e processamento de materiais como os metálicos, poliméricos, cerâmicos e da construção civil. “A indústria precisa inovar e no IDT ela tem um parceiro para projetos de P&D+I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de processos e produtos”, afirma. O IDT realiza testes e ensaios dentro das normas NBR e STN.

Entre as possibilidades de parceria com o setor industrial, além dos ensaios e testes, Silveira afirma que o Instituto pode criar cursos de extensão dentro dos laboratórios do IDT ou na própria empresa, com foco no atendimento de demandas e desenvolvimento de projetos específicos. “Os espaços e o quadro de pessoal passou por uma remodelação para que possamos ter pesquisa e desenvolvimento dentro dos laboratórios do IDT até a escala semi-industrial”, comenta.

O IDT possui parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e tem entre os clientes, empresas do setor metalomecânico como Irmãos Olivo, Librelato e Icon, de mineração, como a brasileira Gerdau e T-cota e transformação de polímeros, como a multinacional Plasson, e a Ibrap Esaf. O IDT também presta serviços para o Grupo Almeida Júnior, responsável pelo Nações Shopping, em construção em Criciúma.

Campo de estágio

Além de professores e funcionários, o Instituto do Iparque conta com a presença de estagiários dos cursos de Engenharia: Civil, Ambiental e Sanitária, de Materiais, Química e Mecânica da Unesc. Segundo Silveira, nos laboratórios os estudantes vivenciam a prática profissional e têm contato com a realidade do mercado. Aos alunos dos cursos superiores, juntam-se os de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação da Universidade, que desenvolvem pesquisas nos laboratórios do Instituto.

(Colaboração / Texto: Milena Nandi / Comunicação Unesc)