InternetData CenterAssinante

Usipe: a empresa familiar que é referência em soluções no polo de fundição, usinagem e caldeiraria

Com mais de 30 anos de fundação, empresa já atingiu a Europa e boa parte da América Latina
Usipe: a empresa familiar que é referência em soluções no polo de fundição, usinagem e caldeiraria
Foto: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 25/01/2021 às 12:50

O Sul catarinense está repleto de histórias de sucesso no setor empresarial. A diversidade de ideias levou a região ao crescimento econômico puxado por inúmeros setores como mineração, confecções, cerâmica, plástico, químico e supermercadista. Hoje, você conhecerá a história da Usipe Fundidos e Usinados, uma empresa com mais de 30 anos de atuação e que vende soluções de peças, sobretudo para os setores de mineração e siderurgia.

A Usipe foi fundada por Emir Luiz Bressan, atual presidente, em 1987. Localizada no Distrito Industrial de Içara, a empresa possui cerca de 270 funcionários e está distribuída em nove complexos de trabalho: três de usinagem, dois de fundição e um de caldeiraria, além de almoxarifado, modeladora e depósito de sucatas, sem contar a administrativa. São 50 mil metros quadrados de área total, com 27 mil m² de área construída. E ainda há espaço e prospecção de crescimento.

“Todos os clientes ficam encantados com o nosso parque industrial e organização. Estrategicamente pensamos em outra área grande, próxima à BR-101, caso no futuro tenhamos necessidade. Também adquirimos terrenos aqui nas proximidades, caso haja necessidade de expansão de levar a sede pra lá e ampliar a produção. É uma alternativa para o futuro”, explica o diretor administrativo financeiro da Usipe, Caio Cesar Binotti, que há 16 anos compõe o quadro de funcionários da empresa. 

O que faz a Usipe?

A Usipe é reconhecida e cresce balizada em como o cliente nos enxerga. Na última pesquisa (de satisfação), os principais pontos foram de qualidade nos produtos, confiança em relação a entrega e a satisfação com relação a solidez da empresa. Também a questão da tecnologia que estamos aplicando em melhorias nos próprios produtos.  

Daniel Baldissera, gerente comercial da Usipe
________

Com mais de três décadas de atuação, a Usipe ganhou credibilidade e clientes. Atende não só o Sul catarinense, como todas as regiões do Brasil, sobretudo o Sudeste. Mas foi além e ultrapassou as fronteiras tupiniquins comercializando produtos com diversos países da América Latina. E atingindo também a Europa com vendas de bombas para ácido sulfúrico à uma parceira na Alemanha.    

"O mercado atendido é o de mineração e siderurgia, que são os fortes desde o início da empresa. Também atendemos alguns fabricantes de equipamentos na parte de papel e celulose, cimenteira e construção civil em geral. A exportação também tem seguimentos diferenciados, principalmente no Chile, na parte de termoelétricas. Temos também a mineração no Peru, na Argentina, Paraguai e Colômbia com a parte de dragagem. Temos a parte na Alemanha, que é a fabricação de bombas para ácido sulfúrico, que é o nosso maior cliente da Europa”, conta o gerente comercial Daniel Baldissera, com 13 anos de atuação na Usipe.

A Usipe nasceu com três funcionários e o fundador Emir Bressan, com o objetivo de atender o setor metal-mecânico. Com recursos e investimentos próprios, conquistou mercado. Hoje, sob encomenda, produz peças fundidas, usinadas e de calderaria. “Praticamente tudo o que está sendo produzido aqui, já temos pedidos feitos”, comemora Binotti.

Aposta na capacitação 

Todas as peças fabricadas atendem normas técnicas internacionais e são modeladas de acordo com especificações dos desenhos e projetos dos clientes.

Para 2021, há uma projeção de crescimento na ordem de 10% em relação a 2020. Já em 2022, a expectativa é seguir com a modernização do parque industrial e obter um avanço no desenvolvimento da empresa. 

“Tentamos apresentar uma solução completa para os clientes. Temos uma engenharia robusta que proporciona sermos reconhecidos pelos clientes. Somos uma empresa que ajuda no desenvolvimento e gera valor para as empresas. Da mesma forma, a Usipe sempre procura valorizar os colaboradores porque é uma engrenagem. Todos têm a sua importância e a valorização é feita constantemente”, pondera Binotti.

A qualidade dos produtos e no atendimento foram eixos reconhecidos na mais recente pesquisa de satisfação realizada com clientes. Para a Usipe, o resultado é reflexo na capacitação e valorização das peças que compõem a engrenagem da empresa, ou seja, dos colaboradores. 

A empresa possui um programa de bolsa de estudos que pode oferecer até 100% do pagamento do curso. Para isso, há critérios analisados, como tempo de casa e aderência do curso com a função atual ou futura do colaborador interessado. Todo o semestre, o comitê avalia a demanda e viabiliza a capacitação. 

Para conhecer mais sobre a Usipe, como área de atuação, produtos e parque industrial, clique aqui.

Leia mais sobre: