InternetData CenterAssinante

Equilibrar as finanças pessoais pode se tornar um desafio

Curso oferecido pela Acic vai orientar os participantes sobre como se organizar
Equilibrar as finanças pessoais pode se tornar um desafio
Por Redação Engeplus Em 20/02/2021 às 11:25

Independente da idade, nível de escolaridade e profissão, equilibrar as finanças pessoais pode se tornar um desafio. Pensando nesse público, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) oferece a capacitação presencial “Inteligência Financeira Pessoal”, que será realizada nos dias 23 e 24 de fevereiro.

“O tema é pouco difundido no Brasil e os números de inadimplência mostram que o brasileiro tem pouca educação financeira. É algo tão importante que deveria ser ensinado na escola”, entende o facilitador Gean Duarte, economista, consultor e palestrante.

Segundo ele, o curso é indicado para todas as pessoas que possuem alguma dificuldade em administrar seus ganhos e despesas ou que pretendem otimizar suas finanças pessoais. “Vamos abordar a importância da educação financeira e do planejamento para criar saúde financeira”, explica.

Educador financeiro, Duarte desenvolveu uma metodologia própria, o Tripé da Riqueza: Poupar, Ganhar Mais e Investir. “No curso, o participante vai aprender a se relacionar bem com o dinheiro, tendo o controle para economizar. Dessa forma, conseguirá poupar e até investir. Serão disponibilizadas todas as ferramentas necessárias para a construção do planejamento financeiro”, detalha.

Conhecimento

Ao apresentar as formas de aumento dos ganhos, dois pontos terão destaque, o empreendedorismo e o conhecimento.  “Quanto mais capacitados, mais vamos conseguir agregar valor na vida das pessoas e por consequência ganhar mais dinheiro”, pontua o economista.

A capacitação também mostrará como os juros podem comprometer as finanças pessoais, ao mesmo tempo em que podem ser utilizados como aliados, na escolha dos melhores investimentos. “Essa é outra questão que o brasileiro pouco conhece. Quando sobra algum dinheiro para investir, as pessoas geralmente colocam na poupança, mas hoje a poupança nem é mais considerada um investimento, porque perde para a inflação”, declara Duarte.

“Vamos falar de investimento de verdade, sobre reserva de emergência, como organizar as finanças para montar uma aposentadoria própria. É preciso pensar a longo prazo. Vamos trabalhar não só a teoria, mas também a prática, disponibilizando as ferramentas e ensinando a usá-las”, acrescenta. Serão apresentadas ainda as diferenças entre bancos tradicionais, bancos digitais e corretoras de valores.

Inscrições

As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas no endereço acicri.com.br/cursos. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail cursos@acicri.com.br; do telefone (48) 3461-0908 ou do WhatsApp (48) 99974-4044.

Colaboração: Deize Felisberto / Comunicação Acic