InternetData CenterAssinante

Sebrae/SC realizará 12ª edição da Semana do MEI de forma 100% digital

Programação inicia nesta segunda-feira, dia 18
Sebrae/SC realizará 12ª edição da Semana do MEI de forma 100% digital
Por Redação Engeplus Em 18/05/2020 às 10:25

A jovem Laís Costa é designer e resolveu empreender no ramo da moda, mais especificamente na moda afro. Proprietária da Zkaya - Moda Afro-brasileira, de Criciúma, é ela quem desenvolve as estampas exclusivas para os produtos da marca e ainda administra a empresa. Assim como milhares de brasileiros que são donos de micro e pequenos negócios, Laís foi pega de surpresa com a situação instalada pelo novo Coronavírus (Covid-19), mas não se deu por vencida e buscou maneiras de superar a crise.

“Nosso maior canal de vendas era o presencial, participávamos de muitas feiras e eventos. Também tínhamos o online, mas não era nosso foco. Com o Coronavírus, tudo isso mudou. O mês de março foi o mais difícil, então decidimos apostar no online para melhorar as vendas e a primeira atitude foi ser sincera com os clientes. Postamos nas redes sobre a realidade da empresa, a importância das vendas para um pequeno negócio como o nosso e deu resultado: conseguimos a atenção de quem ainda está consumindo, pois a situação está difícil para todos, mas as pessoas ainda estão consumindo”, conta.

Junto com a nova estratégia também está o planejamento. Agora, a empreendedora precisa pensar cada postagem, além de interagir mais com os clientes. Outra medida foi melhorar a plataforma de vendas da Zkaya. “O nosso serviço online já existia, mas sentimos necessidade de aprimorá-lo para que o consumidor tenha uma experiência melhor de compra, isso para todo o Brasil. E usamos as redes da marca, não só para divulgar produtos, mas também para passar informações relevantes”, destaca Laís.

Clareza com os clientes

Assim como ela, a esteticista Josiane Modolon Corrêa usou as redes sociais para aproximar os clientes da Derma Corpos, clínica de estética da qual é proprietária, em Tubarão. Devido a pandemia do Coronavírus, a medida foi necessária porque, primeiro, a empresa precisou fechar suas portas em cumprimento ao decreto do Governo do Estado. Depois, mesmo com a liberação das autoridades, algumas pessoas estavam receosas em retornar à clínica.

“Tivemos que adotar uma série de medidas para garantir a segurança dos clientes e a nossa também. Primeiro fizemos um treinamento para saber qual a melhor forma de recepcionar e atender os clientes nesse momento. O uso da máscara e do álcool gel não era um hábito, por exemplo, e agora passamos a disponibilizar. Aumentamos o tempo entre um atendimento e outro, assim como adotamos novas formas de higienização entre esses atendimentos. E tudo isso foi divulgado nas nossas redes sociais”, afirma.

Josiane ressalta que o Instagram tem sido a principal ferramenta de comunicação com os clientes, e a clareza na divulgação das ações da Derma Corpos trouxe mais segurança para eles. “Foi um modo de tranquilizar as pessoas e ajudou para que elas retornassem à clínica. Ainda temos clientes que preferiram não retornar, principalmente aqueles dos grupos de risco, mas, fora isso, a aceitação tem sido muito boa. Acredito que vamos superar esse momento difícil, pois é nas dificuldades que ficamos mais fortes”, conclui a esteticista.

Semana do MEI 2020

Para quem, assim como a Laís e a Josiane, também é empreendedor de pequenos negócios, o Sebrae/SC convida para a 12ª edição da Semana do MEI, evento que acontece anualmente, em todo o Brasil, e, neste ano, será 100% digital. Com o objetivo de levar o maior volume possível de informações sobre gestão de negócios aos Microempreendedores Individuais (MEIs), a iniciativa digital será realizada do dia 18 a 22 deste mês. A participação é gratuita e a programação completa pode ser acessada através do link http://sebrae.sc/semanadomei2020.

Em substituição às tradicionais tendas nos centros das cidades, existirão quatro trilhas de palestras online com conteúdos voltados para quem deseja ser MEI, também para quem já é Microempreendedor Individual e quer expandir os negócios, para aqueles que precisam se reinventar neste momento de crise e, ainda, para os empresários que desejam melhorar o marketing e as vendas do seu negócio.

Santa Catarina possui mais de 404 mil MEIs formalizados, sendo que cerca de 190 mil são do setor de serviços, 102 mil do comércio, 56 mil da indústria, 54 mil da construção civil e os demais são do agronegócio. “Em todo o Brasil, já são mais de 10 milhões de MEIs formalizados. Esses empreendedores são fundamentais para manter a economia aquecida, reduzir o desemprego e gerar renda. Por isso, neste momento de crise que todos passamos, não podemos deixar de dar uma atenção ainda maior a esses empresários que precisam de informação e capacitação para se manterem competitivos”, comenta o gerente de Atendimento Empresarial do Sebrae/SC, Douglas Luís Três.

Conteúdo diversificado

As palestras da Semana do MEI acontecerão diariamente às 10 horas, 12 horas, 14 horas e 16 horas. Elas irão abordar temas como marketing e vendas, transformação digital para o MEI, planejamento estratégico, gestão financeira, atendimento ao cliente, entre outros assuntos. Também serão realizados dois webinar: um no dia 20, às 18 horas, com o tema “Empreendedorismo e Ação”; e outro no dia 22, às 18 horas, com o tema “Marketing para potencializar o Pequeno Negócio”. As inscrições para os eventos também devem ser feitas no site da Semana do MEI.

Além disso, todos os dias, às 9 horas, no Instagram do Sebrae (@sebraesc), especialistas e empreendedores participarão de lives debatendo os principais desafios do universo do empreendedorismo. Também durante a Semana, a equipe do Sebrae/SC estará disponível para atendimento online ao empresário e futuro empreendedor.