InternetData CenterAssinante

Restaurantes continuam enfrentando dificuldades para se manter diante de pandemia

Além da insegurança econômica há outros desafios
Restaurantes continuam enfrentando dificuldades para se manter diante de pandemia
Foto: Unsplash/Ilustração
Por Jessica Rosso Em 01/06/2020 às 20:20

No mês de maio o representante da Via Gastronômica Joster Favero, esteve na Câmara de Vereadores de Criciúma elencando as dificuldades que estãos sendo enfrentadas pelos restaurantes. Na oportunidade, ele afirmou que quatro restaurantes já haviam fechado as portas no município. Desde aquela data já se passaram 13 dias, e durante esse período ele afirma que desconhece se houve fechamento de outros estabelecimentos do ramo gastronômico na cidade, entretanto destacou duas situações que vem ocorrendo com os restaurantes.

A primeira delas é relacionada aos estabelecimentos que dependem da venda no local, e que não possuem o delivery como uma alternativa forte. Favero explica que nas sextas e sábados o delivery é razoável nesses estabelecimentos, mas a venda no local está muito abaixo. "Não chega a 40% do histórico de faturamento". Ele também cita que esses locais não costumavam fazer delivery e por conta da pandemia adotaram a prática.

A segunda situação que ocorre, Favero explica, que está relacionado a aglomerações de pessoas, mas afirma que a Polícia Militar tem feito seu papel, cumprindo o decreto. "A Polícia Militar aonde ela tem visto alguma aglomeração, alguma mesa muito próxima, principalmente em locais externos ela tem parado, e isso está dentro do decreto, então ela está cumprindo o decreto", comentou. O problema, na avaliação dele é o decreto. "A Polícia Militar tem sido extremamente educada e compreensiva na orientação", disse. Paralelo a essas questões está a insegurança econômica, que ele afirma que tem levado os restaurantes a cortarem o que não é uma prioridade primária, que resulta nas demissões. Ele comentou ainda que uma das equipes do ramo gastronômico em Criciúma que na semana passada trabalhava com 16, iniciou essa semana com o quadro reduzido em 50%.

Um dos problemas que foi levantado durante o encontro na Câmara de Vereadores no mês de maio, foi a dificuldade de acesso as linhas de crédito. Questionado sobre a reunião que trataria do assunto, e que seria marcada pelos parlamentares com os bancos, ele disse que ainda não foi agendada.

*A Via Gastronômica é uma organização que conta com 17 CNPJs do ramo de gastronomia ativos dentro da mesma. Tem o apoio da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) e atua visando através de cursos, palestras e eventos a estruturação da gastronomia em Criciúma.