InternetData CenterAssinante

Prevendo dificuldades, prefeito encaminha redução do próprio salário, do vice e comissionados

Redução pode chegar em até 30%, de acordo com projeto de lei encaminhado para a Câmara
Prevendo dificuldades, prefeito encaminha redução do próprio salário, do vice e comissionados
Foto: Divulgação/Prefeitura de Forquilhinha
Por Thiago Hockmüller Em 11/04/2020 às 15:40

Com apenas um caso confirmado e seis descartados para Covid-19, o município de Forquilhinha vem adotando as medidas recomendadas pelo Governo do Estado para prevenção e combate ao novo coronavírus. Todavia, o prefeito Dimas Kammer não esconde os problemas financeiros previstos em função da baixa arrecadação durante a quarentena que determinou o fechamento do comércio e praticamente paralisou a economia.

A projeção é que o repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) efetuado pelo Estado seja reduzido pela metade neste mês. Em números, isto significa que do R$ 1,7 milhão recebido em média, apenas R$ 850 mil devem cair no caixa da Prefeitura. “Se isso for longe, a preocupação é grande. Daí para frente podemos ter problemas com folha de pagamento”, alerta Kammer.

Também há previsão de queda na arrecadação com Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e outras taxas como alvarás e licensas. Na última semana, o prefeito encaminhou para a Câmara de Vereadores um projeto de lei que prevê a redução de até 30% do próprio salário, do vice Félix Hobold e de todos os cargos comissionados. A medida, caso aprovada, valerá por prazo indeterminado, mas com possível alteração de percentual sempre conforme a necessidade. 

Como medida de contenção, também foi congelado o aumento anual nos vencimentos dos servidores municipais. “Tínhamos dado um aumento seguindo a inflação e a recomendação agora é retirar. Vamos mandar outro para baixar salário de prefeito, vice e comissionados tomando as medidas cabíveis para não ser pego de surpresa”, pondera.

A redução de salários dos vereadores não está inclusa no projeto. “Esperamos que a epidemia passe e que tenhamos o menor impacto possível tanto na saúde quando na área econômica. Tudo o que foi possível dentro da área da saúde estamos fazendo. Agora precisamos cuidar também da parte econômica. No caso da Câmara, a prerrogativa é deles”, justifica.

Leia mais

Com arrecadação menor, prefeito de Araranguá vê dificuldades aos municípios e freio no crescimento

'Não vou correr o risco de ser o prefeito vilão', diz Murialdo sobre descumprimento de quarentena

Ferramentas de combate

Sem um hospital no município, Forquilhinha encaminha pacientes graves para o Hospital São José (HSJ) em Criciúma, além do São Donato (HSD) em Içara e também para o São Judas Tadeu em Meleiro. 

Como ferramentas de combate dentro do município, estão sendo utilizados os nove postos de saúde, a unidade de Pronto Atendimento e um Centro de Triagem na região central. “Montamos o Centro de Triagem para quem está com sintomas gripais e possível quadro de coronavírus. É a terceira semana (de atendimento) desde que foi montado para atender as pessoas”, explica o prefeito.

Nestes 21 dias, a estimativa é que tenham sido realizados cerca de 20 atendimentos diários no local. “Tivemos um caso confirmado, infelizmente. Achávamos que não chegaria aqui, mas chegou. Essa onda tá por aí. A mulher viajava bastante pelo Estado, foi para uma cidade que tem e aconteceu”, lamenta.

O Paço Municipal também aguarda a chegada de 300 testes rápidos via Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec (CIS-Amrec). Além do mais, outros mil devem chegar por meio da Cooperativa Pioneira de Eletrificação (Coopera). A ideia é utilizar 230 para profissionais da saúde e o restante para pacientes prioritários.