InternetData CenterAssinante

Unicred apresenta novo conceito de atendimento aos cooperados

Novo modelo de atuação sai do transacional para o relacional
Por Jessica Rosso Em 24/06/2019 às 19:47

Imagine chegar em uma instituição financeira e se deparar com um ambiente totalmente diferente do que você já viu. Ao invés de ter que esperar em uma fila por horas, ser recepcionado por uma equipe, e alí mesmo, poder ter sua situação resolvida. Essa é uma das novidades de um novo conceito de atendimento que será lançado pela Unicred aos aos seus cooperados no bairro Pio Corrêa, em Criciúma. Com esta, são 11 agências que atendem a região de Imbituba a Passo de Torres.

“Quando você chega já é abordado. Temos pessoas esperando o cooperado para atender, ao contrário de como era antes. O nosso conceito é que quando você pisar aqui vai ter alguém olhando para você”, explica o diretor executivo Marcelo Rodrigues de Lima. 

Segundo Lima, o novo modelo de atuação sai do transacional para o relacional (consultoria financeira). O projeto foi aprovado pelo Conselho de Administração da Unicred SC/PR. Ele está pautado na execução de ações que serão sustentadas pelos pilares que são: estrutura física (book da Agência Premium), processos (Automação e novas tecnologia) e pessoas.

O atendimento personalizado na agência também se dá porque no Sul, em média 90% dos associados utilizam os serviços oferecidos pela instituição financeira por meio dos canais digitais, enquanto apenas 10% vão até a agência. O novo conceito apresentado pela Unicred, segundo Lima, é o futuro das instituições financeiras. "Todo conceito que desenvolvemos está em torno do slogan Cooperativa Premium. Estamos há quase um ano trabalhando com esse slogan" comenta.

O design foi desenvolvido por uma empresa de Florianópolis e oferece um ambiente moderno e aconchegante. A agência já está funcionando há 30 dias de forma experimental. Sua estrutura conta, por exemplo, com um bicicletário, salas reservadas, sala para reuniões que se transforma em um microauditório (que pode ser utilizada pelos associados) e espaço Kids. Além disso, os pets também podem circular com seus donos pelo espaço. A estrutura também foi feita para oferecer acessibilidade. De acordo com o gerente deagência Evandro Bertolin a ideia é que o cooperado não deixe de utilizar a estrutura física.

“Não queremos que ele deixe de vir até aqui, pelo contrário, queremos que ele aproveite a estrutura que temos e que agora ficou mais acolhedora”, enfatiza. A nova agência teve sua estrutura inspirada em projetos desenvolvidos na Alemanha e no Canadá. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 horas. A agência está localizada na rua Antônio de Lucca, 191. 

Central de Relacionamentos

Um dos projetos colocados em prática pela Unicred, também visando o futuro, é a Central de Relacionamentos, constituída por uma equipe que fica disponível das 7h às 22 horas por telefone ou chat (por meio do aplicativo). Segundo Lima o futuro é que as agências físicas sejam apenas para atendimentos personalizados. "Pensando que precisamos estar presentes em qualquer lugar, há um ano e meio pensamos em uma maneira de estar disponível, e a Central é esse diferencial. A equipe fica disponível para atender todo o tipo de demanda", conclui. 

"Existem vários serviços que você liga e até conseguir falar com um atendente você acaba desistindo da ligação. Aqui você vai ser atendido por uma pessoa e não por um sistema mecanizado", afirma Bertolin

Produtos e serviços

A Unicred disponibiliza de forma pioneira aos cooperados uma plataforma digital recém lançada que abrange 34 fundos de investimentos. Entre outros serviços e produtos oferecidos estão: crédito, conta corrente, seguros, previdência, câmbio, cartão, débito automático DDA, cheque especial, cobrança, recebíveis de cartão, cartão vale refeição e ticket alimentação, saque rede 24 horas, ATM, consórcio; Mobile, cartões e IB e clube de vantagens.

No dia 2 de julho a Unicred também estará inaugurando uma Sala de Negócios, seguindo o mesmo conceito, em São Ludgero. No Brasil a Unicred possui quatro centrais. Em torno de 35 cooperativas, sendo 204 mil cooperados em 230 agências.