InternetData CenterAssinante

Procon de Içara faz orientações sobre compras da semana da Páscoa

O consumo de peixes apresenta crescimento na venda nos dias que antecedem a data
Procon de Içara faz orientações sobre compras da semana da Páscoa
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 15/04/2019 às 20:15

Com o início da Semana Santa para os católicos, os próximos dias fazem com que muitas pessoas procurem por uma alimentação longe das carnes vermelhas. Os peixes e frutos do mar começam a ter a venda impulsionada, e por isso, o Procon de Içara faz algumas orientações aos consumidores. 

De acordo com a diretora executiva do Procon Içara, Karoline Calegari, alguns aspectos dos pescados devem ser observados na hora da compra. “Os peixes frescos devem estar conservados em gelo. A higiene e o armazenamento são itens importantes”, explicou. 

Com a venda, os peixes congelados ou sendo vendidos em embalagens, o balcão onde estiver armazenado não pode estar superlotado. Isso impede a circulação do ar frio e compromete a qualidade. O produto deve estar conservado sempre a temperaturas inferiores a -18°C, e o resfriado abaixo de 0°C.

Nas embalagens devem constar: o peso líquido, identificação do país de origem e do produtor, lote, registro no órgão de fiscalização competente, indicação de temperatura para conservação, data de acondicionamento e prazo de validade, além do carimbo do Serviço de Inspeção Federal. 

“No caso de marisco desconchado, o produto também deve possuir o selo do serviço de inspeção. O consumidor deve estar atento, pois os comerciantes são obrigados a cumprir as ofertas apresentadas em anúncios ou folhetos publicitários”, pontua a diretora. 

Para consultas, reclamações ou denúncias, o Procon Içara atende na rua Altamiro Guimarães, 356, Centro. Os consumidores podem, ainda, tirar suas dúvidas pelo telefone (48) 3432-5299.