InternetData CenterAssinante

Lauro Müller está entre os poucos municípios do Brasil com nome limpo junto ao Governo Federal

Estão vetados de receberem recursos federais, por estarem com “nome sujo”, 98% das cidades
Lauro Müller está entre os poucos municípios do Brasil com nome limpo junto ao Governo Federal
Foto: Rodrigo Luciano / Ecos Fotografias
Por Redação Engeplus Em 08/04/2019 às 17:13

Lauro Müller é um dos poucos municípios brasileiros com nome limpo no CAUC – Cadastro Único de Convênios, uma espécie de “Serasa das Prefeituras”. Após quase uma década com o nome negativado, Lauro Müller está, desde o último ano, apto a receber recursos federais e de qualquer outra natureza.

Recentemente a Confederação Nacional dos Municípios – CNM divulgou o percentual de municípios brasileiros com “nome sujo” e que o número de cidades nessa situação é recorde neste ano de 2019. Segundo a entidade, 5.452 municípios estão negativados em pelo menos um dos 15 itens de obrigações exigidos pelo Governo Federal. Lauro Müller figura na relação entre os 116 municípios do país que estão com as prestações de conta totalmente em dia, o que representa apenas 2% dos municípios brasileiros.

Assim que assumiu a gestão, em 2017, o prefeito Valdir Fontanella iniciou com sua equipe de governo o árduo trabalho para colocar o município em ordem. Até então eram inúmeras irregularidades que faziam Lauro Müller estar na lista dos municípios com “nome sujo”, entre elas a falta de pagamento das obrigações previdenciárias, a ausência da apresentação de relatórios contábeis, além de irregularidades na prestação de contas de convênios.

Responsável pelo controle e acompanhamento da equipe, a secretária municipal de Administração, Finanças e Planejamento, Ana Rúbia dos Santos Prestes Cesconetto, destaca que esta conquista é fruto de um trabalho sério, de uma equipe competente e comprometida com as contas e obrigações do município.

O sistema CAUC funciona como uma espécie de serviço de proteção ao crédito, similar ao que ocorre nos serviços que incluem pessoas físicas. Ele traz a situação de "cumprimento de requisitos fiscais por parte dos municípios, necessários à celebração de instrumentos para transferência de recursos do governo federal”.

O prefeito Valdir falou de sua felicidade em poder ver Lauro Müller figurando entre os 2% de municípios do Brasil em dia no CAUC. “Isso nos dá ainda mais vontade de trabalhar, pois muitos frutos já estamos colhendo. Estamos falando de ações administrativas e estratégias de gestão, muitas delas implantadas nos primeiros meses de nosso governo. Assumimos o município com muitos problemas, sem crédito perante a sociedade, mas com muito trabalho e esforço podemos dizer que estamos conseguindo regularizar a situação. Com Lauro Müller aprovado pelo CAUC podemos buscar ainda mais novos convênios e emendas parlamentares para investir no crescimento da cidade”, comemorou Fontanella.

Colaboração: Prefeitura Lauro Müller