Economia

Brasil

Produção industrial segue com crescimento discreto, aponta IBGE

05
JAN
2018
| 20h39
20h39
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Divulgação

Na passagem de outubro para novembro, a indústria nacional registrou variação positiva de 0,2%, mantendo o ritmo de crescimento observado em setembro e outubro. Foi o que mostrou a Pesquisa Industrial Mensal (PIM/PF-Brasil), divulgada hoje pelo IBGE.

Entre as grandes categorias econômicas, duas apresentaram aumento na produção: bens de consumo duráveis (2,5%), com destaque para os automóveis, e bens intermediários (1,4%), em especial a metalurgia, celulose e parte da produção de alimentos.

Segundo o gerente da pesquisa, André Macedo,  “os efeitos percebidos este mês foram disseminados entre vários setores e produtos, como farmacêuticos, perfumaria, celulose, alimentos e metalurgia, que apresentaram contribuições próximas para o índice geral”.

Para o pesquisador, a sequência de resultados positivos, mesmo que próximos à margem, indicam um ritmo de estabilidade no setor industrial, recuperando as perdas assinaladas em agosto.

“Com apenas dois resultados negativos na comparação de mês a mês, em março e agosto, 2017 mostra uma mudança de comportamento na indústria em geral, que vinha tendo desempenhos negativos em 2015 e até novembro de 2016. Porém, mesmo com o aumento de ritmo, a produção da indústria recuperou apenas parte das perdas registradas nos últimos anos e ainda se encontra 16,7% abaixo do nível recorde alcançado em junho de 2013”, conclui Macedo.

(Colaboração: Eduardo Peret / Agência IBGE)

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Doar esmola prejudica quem a recebe'É a primeira vez que assumo uma fria dessa', brinca Celito CardosoVÍDEO: Baixa Terapia comemora sucesso de vendas e anuncia sessão extraEmoção marca evento da Casa GuidoEstudantes do IFSC Criciúma se preparam para competição no CanadáEleições para a Câmara Mirim iniciam a todo vapor