navegue nos blocos da capa

Economia

Economia

Produção de doce de leite impulsiona cadeia leiteira do Sul e Serra de SC

Estado teve um crescimento de 1,76% na produção de leite nacional

05
JAN
2018
| 19h30
19h30
Redação
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Divulgação

Santa Catarina chegou ao patamar de quarto produtor de leite do país, desbancando o estado de Goiás, de acordo com o último levantamento do IBGE, realizado em setembro de 2017 com dados de 2016. Segundo a pesquisa, enquanto a produção de leite nacional caiu 2,9% em 2016, Santa Catarina teve um crescimento de 1,76%. O Sul e a Serra de Santa Catarina fazem parte deste contexto e a produção de doce de leite é que vem impulsionando a cadeia leiteira destas regiões. 

Ligados à Áurea Alimentos, indústria sediada em Braço do Norte, são mais de 170 produtores de leite de quatro municípios serranos e sete do sul catarinense. Levando em conta qualidade e custo, a Áurea concentra toda sua compra desta matéria-prima nos municípios próximos, impulsionando uma cadeia que envolve cerca de 650 pessoas. Para a produção de doce de leite, carro-chefe da empresa, além de outros alimentos como leite condensado, a Áurea consome diariamente mais de 40 mil litros de leite e 35 mil litros de soro de leite. 

O controle de qualidade da matéria-prima é rígido e começa no campo. Técnicos agrícolas visitam todas as propriedades ligadas à áurea Alimentos e acompanham a produção do leite. Ao chegar in natura na indústria, o alimento passa por análises para verificar se está dentro dos padrões exigidos pela empresa. A supervisora de Controle de Qualidade, Aline Felipe Lorenzoni, explica que a recepção do leite e a análise dele formam um dos principais momentos da produção de lácteos. "Como o leite é uma das matérias-primas principais, toda a qualidade do produto final vai depender dele", afirma. 

Com 75% de sua produção voltada ao segmento de food service, setor responsável pela transformação de alimentos, a Áurea entende sua responsabilidade na cadeia leiteira do estado. "Esta integração com o produtor é fundamental e a gente preza muito por isso. A Áurea movimenta a economia da região e se a empresa crescer, essa cadeia acaba crescendo", afirma o diretor comercial Marcel Felipe.

Colaboração: Andressa Fabris - Alfa Comunicação Empresarial

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Saer Sul vai receber nova aeronaveCinco praias paradisíacas para visitar no BrasilAberta oficialmente a 10ª Vindima GoetheRecreação inspirada no teatro encanta criançasTrânsito alterado na Avenida CentenárioVindima Goethe começa nesta sexta-feira