InternetData CenterAssinante

Pis/Pasep: como e por que investir?

Educador financeiro ressalta que as pessoas devem fugir da poupança
Pis/Pasep: como e por que investir?
Foto: Divulgação
Por Jessica Rosso Em 14/08/2018 às 18:20

Os trabalhadores começaram a sacar o saldo dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), porém, gastar o dinheiro não é o recomendado. As pessoas devem aproveitar para investir, conforme o educador financeiro da escola de finanças pessoais Grana is Cool Leandro Benincá.

"É importante guardar esse dinheiro porque a maioria das pessoas não está esperando por ele, e geralmente não sabem o que fazer com ele quando recebem",contou. A reserva de emergência é o mais indicado "para no caso de acontecer um problema, a pessoa não ficar endividada, ou, no caso de um imprevisto como ficar doente. Essa reserva serve para você dormir tranquilo", explicou. 

Benincá ainda ressaltou que os trabalhadores devem fugir da poupança quando o assunto é investir para render. " Coloca esse dinheiro em algum lugar que tenha liquidez diária. Pode ser no Tesouro Selic, que é um investimento do tesouro direto, porque ele tem liquidez diária ou CDB com liquidez diária. Essas aplicações rendem mais que a inflação e a pessoa pode retirar quando precisar. É um investimento de curto prazo e baixíssimo risco. É o mais garantido do mercado", contou. 

As pessoas constumam ter medo de fazer essas opções, disse o educador financeiro, porém há muito conteúdo sobre o assunto, que pode esclarecer as dúvidas da população. "Na internet tem muita informação sobre isso, no meu canal tem também. É uma informação muito acessível. As pessoas ficam com medo, mas é mais fácil do que abrir uma poupança. Para fazer os investimentos basta ter CPF, e fazer uma conta por meio de uma corretora. 

LEIA MAIS

Pis/Pasep: pagamentos começam nesta terça-feira

Leia mais sobre: