InternetData CenterAssinante

Lideranças reunidas pelo desenvolvimento regional

Primeiras propostas para a região de Tubarão estão em debate no seminário Líder Amurel
Lideranças reunidas pelo desenvolvimento regional
Foto: divulgação
Por Redação Engeplus Em 13/03/2018 às 08:43

Mais de 100 gestores públicos e do terceiro setor, além de empresários de 18 municípios da Associação de Municípios da Região Lagunar (Amurel) participam do I Seminário Líder, realizado pelo Sebrae/SC, em Gravatal, nesta segunda e terça-feira, dias 12 e 13.

Palestras e oficinas ajudam o grupo na definição da pauta de prioridades para a região. O prefeito de São Ludgero e presidente da Amurel, Volnei Weber, sugeriu que as primeiras propostas visem o desenvolvimento socioeconômico, já que o Sul catarinense ficou para trás no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Nossa média é alta comparada a outras regiões do país, cerca de 0,75 numa escala de 1. Mas o fato é que hoje estamos atrás da região Serrana, por exemplo. Precisamos nos desenvolver mais”, ponderou.

O objetivo do Projeto Líder é trabalhar o desenvolvimento regional nas diferentes áreas, como economia, saúde, educação, segurança pública e mobilidade urbana. "Está sendo produtivo. Os gestores entenderam a proposta do Líder, que não é um curso teórico, e sim, uma oportunidade de tirar do papel as necessidades de toda uma região por meio de um grande projeto único", reforçou Murilo Emanuel Gelosa, Coordenador Regional Sul do Sebrae/SC.

Oito seminários

Além do seminário realizado no Hotel Internacional Gravatal, outros sete serão realizados até o mês de setembro deste ano. A metodologia do Líder Amurel compõe três etapas: pré-operacional, operacional e planejamento (fase atual), e pós-operacional, onde acontece a gestão e governança. "As prioridades elencadas pelo grupo serão apresentadas em dois fóruns, e, a partir de então, executadas dentro de um cronograma", explicou a facilitadora do Líder, Miriam Gassem.

Colaboração: Nazario & Bortot Comunicação

Leia mais sobre: