InternetData CenterAssinante

Economia catarinense gera expectativa de crescimento em 2019

Em 2018, Santa Catarina cresceu 2,7% no acumulado até setembro
Economia catarinense gera expectativa de crescimento em 2019
Foto: Filipe Scotti
Por Redação Engeplus Em 12/12/2018 às 08:05

O desempenho da economia catarinense praticamente retornou ao patamar pré-crise. No acumulado do ano até setembro, conforme dados do Banco Central, estima-se que o Produto Interno Bruto do estado (PIB) cresceu 2,7%, acima da média nacional, que foi 1,2% no período. Com isso, o desempenho estadual está apenas 0,5 ponto percentual abaixo do registrado em 2014, último ano antes do início da crise.

Na avaliação da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), as perspectivas para 2019 são de crescimento maior da economia. Os dados foram apresentados pelo presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, nesta terça-feira, dia 11, em Florianópolis.

De janeiro a outubro também foram registrados aumento na produção industrial (4,4%), nas vendas do setor (13,3%), na exportação (4,8%), na importação (24,1%) e no saldo de empregos da indústria de transformação (22,5 mil vagas). “Apesar da paralisação dos caminhoneiros e das eleições, a indústria catarinense iniciou um consistente processo de recuperação neste ano. Estima-se que a economia brasileira cresça 2,5% em 2019, mas em Santa Catarina esse desempenho tende a ser melhor”, afirma o presidente.

Ele lembra que outro ponto positivo está na capacidade de geração de empregos da economia catarinense. Outro dado que corrobora a expectativa positiva para 2019 são os investimentos de cerca de R$ 7 bilhões anunciados para Santa Catarina, com estimativa de gerar cerca de 4 mil empregos. Boa parte dos investimentos são puxados por setores que fornecem ao segmento automobilístico.

Leia mais sobre: