InternetData CenterAssinante

O melhor a fazer com o saque do FGTS

Em menos de duas semanas, começam os saques das contas inativas
O melhor a fazer com o saque do FGTS
Foto: Marcelo De Bona / Arquivo Engeplus
Por Denis Luciano Em 25/02/2017 às 10:15

Muita gente está na contagem regressiva. Os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro, então, mais ainda. Eles poderão ir até uma agência da Caixa Econômica Federal a partir do próximo dia 10 efetuar saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Somente em Criciúma, conforme dados da Caixa, são 48 mil com este direito.

“Quitar as dívidas é o primordial”, aponta o economista Richard Guinzani. Ele sugere que as pessoas não façam novas dívidas se ainda possuem antigas a quitar, dando preferência então aos pagamentos.

Para quem tiver condições de fazer investimentos, melhor. “O FGTS tem um rendimento muito baixo, então sugiro que as pessoas saquem para fazer outras aplicações com retorno maior”, aponta Guinzani. Mas ele prega cautela. “É importante que sejam levadas em conta peculiaridades do investimento escolhido, por conta da incidência do Imposto de Renda. O aparentemente viável pode sair caro”, comenta.

Depois dos nascidos em janeiro em fevereiro, será a vez dos trabalhadores de março, abril e maio, que poderão sacar o FGTS a partir de 10 de abril. De 12 de maio em diante, será a vez dos que são de junho, julho e agosto.  Em 16 de junho, começa o período para quem é de setembro, outubro e novembro. Os nascidos em dezembro poderão procurar o saque a partir de 14 de julho.