Economia

Criciúma

Greve no setor químico é deflagrada nesta terça

Mobilização trouxe indignação aos diretores do sindicato das empresas químicas

05
DEZ
2017
| 20h15
20h15
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Divulgação

A greve deflagrada na manhã desta terça-feira, dia 5, paralisando a empresa Anjo Tintas, filiada ao Sindicato das Indústrias Químicas do Sul Catarinense (Sinquisul), trouxe muita indignação a todos diretores do sindicato das empresas químicas.

“O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Química e Plástico, não ouviu a opinião dos trabalhadores. Na única assembleia realizada em 2017, referente a esta negociação, nos dias 27 e 28 de setembro, houve uma presença bem discreta dos trabalhadores da indústria”, coloca um dos advogados do Sinquisul, Vladimir De Marck.

Conforme o sindicado empresarial, além de ter um número pouco representativo de colaboradores, bem abaixo do previsto, o assunto greve nunca foi mencionado. “Cada empresa enviou seus representantes legais para ouvir o desenrolar desta reunião, e todos concordam que não foi levantado esta hipótese. Os trabalhadores, não querem paralisar suas atividades, pois entendem a dificuldade que o mercado apresenta neste momento. Os empresários sinalizam que os dois anos sucessivos de PIB negativo (-8,3%), foram os piores da história”, explica o advogado.  

Para garantir efetiva paralisação da Anjo Tintas, os sindicalistas usaram de todos os meios, chamaram sindicatos de outras categorias, como bancários, servidores, além de outros sem vínculo nenhum com a categoria dos químicos. “O que mais chocou a todos foi o método utilizado pelo MST, colocando mulheres e crianças em frente das empresas em primeiro plano. A exposição de crianças a este tipo de situação, onde o intemperismo, frio e chuva se faziam presente, além do clima tenso, com possibilidade de haver conflito, indignou a todos”, conclui o advogado.

 Direitos garantidos

De acordo com o presidente do Sinquisul, Edilson Zanatta, todos os direitos dos trabalhadores foram mantidos na convenção coletiva de 2017, excluindo apenas a obrigatoriedade do pagamento por parte das empresas, como doação, de valor equivalente a dois dias de salários em favor do Sindicato dos Trabalhadores; concessão de reajuste salarial com repasse de 100% da inflação acumulada do período medida pelo INPC/IBGE. O mesmo acordo fechado por outros sindicatos da mesma data de base salarial, e inclusão de cláusula, prevendo a possibilidade da redução do intervalo para relação de 60 para até 30 minutos. 

Empresários manifestam preocupação

Na noite desta terça-feira, entidades empresariais manifestaram preocupação com relação à produção que pode ser prejudicada em função da greve. Em nota, os empresários destacaram que apesar dos sinais de recuperação, a economia brasileira ainda está longe de retomar o seu nível de crescimento registrado antes da recessão. Nos últimos dois anos o Produto Interno Bruto (PIB) foi negativo, atingindo aproximadamente -10%. A força dos empresários tem sido constante para manter o quadro de colaboradores e a produção, entretanto situações de paralisação como a ocorrido na empresa Anjo Tintas na manhã desta terça-feira, 5, travam a recuperação econômica, prejudicando toda a cadeia produtiva.

“Empresas deixam de produzir, de vender e de trazer recursos de fora para nossa região. Ficam sujeitas às penalidades como multas e rescisões de contrato, além de perda de negócios”, coloca o presidente da Associação Empresarial de Criciúma, César Smielevski.

Para o diretor presidente da Anjo Tintas, Filipe Colombo, é difícil mensurar os prejuízos da greve neste momento, mas esta iniciativa compromete toda a cadeia da empresa. “Deixamos de atender clientes, as transportadoras não recebem os produtos para serem entregues, há uma série de consequências”, reforça Colombo.  

Colaboração: José Adilio e Deize Felisberto

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Aniversariantes neste dia 24/02Finais do 48º Banana Bowl ocorrem neste sábadoCriciumense conta em livro como foi viagem ao AlaskaSindicatos de contabilistas de todo o Estado se reúnem em Nova VenezaMortes por afogamento nas praias de SC caem pela metadeAbertura oficial e escolha das soberanas acontece nesta sexta-feira