InternetData CenterAssinante

A 2% da conclusão, ponte de Laguna será liberada em Julho

Estimativa é que 25 mil veículos trafeguem todos os dias pelo local
A 2% da conclusão, ponte de Laguna será liberada em Julho
Foto: Cyntia Amorim
Por Cyntia Amorim Em 08/06/2015 às 15:32

Faltando apenas 2% para o fim da obra, a última vistoria na ponte de Laguna, Anita Garibaldi, foi realizada na manhã desta segunda-feira, dia 8, por autoridades políticas e imprensa da região. De acordo com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Vissilar Pretto, o prazo de conclusão da estrutura é dia 30 de junho, mas a inauguração deverá ser realizada somente na primeira quinzena do próximo mês, pela presidente Dilma Rousseff.

“Só faltam alguns detalhes. Estamos trabalhando agora na parte de pavimentação, iluminação, sinalização e pintura da ponte. A estrutura em si, já está pronta. Esses detalhes terminamos ainda este mês”, contou Pretto. Ainda de acordo com o superintendente, alguns outros ajustes precisam ser estudados. “Não sabemos ainda a velocidade máxima que será permitida nesse trajeto. Toda a parte de legislação também será de responsabilidade do município”, pontuou.

Assim como a ponte, o túnel do Morro do Formigão também será inaugurado. “Os dois serão liberados juntos. Porém, o acesso de entrada e saída do túnel será provisório. Em dezembro, quando a ponte Cavalcante, em Tubarão, estiver pronta, é que será finalizado os três gargalos e a obra será completa”, disse Pretto.

Os problemas com o repasse de verba também já estão sendo normalizados e não serão mais motivos de atraso na obra. A estimativa é de 25 mil veículos trafeguem pela ponte todos os dias. A estrada, que possui três pistas, ainda conta com acostamento. Porém, não será indicado que pessoas caminhem pelo local. Somente paradas rápidas e necessárias.

A ponte – Com comprimento total de 2.830 metros, o empreendimento é a primeira ponte estaiada em curvas do Brasil e a primeira ponte pré-moldada estaiada em curvas do mundo. A ponte terá duas pistas de rolamento, duas faixas de 3,6 metros e acostamento de 3 metros.

A largura do empreendimento possui 24,1 metros no trecho corrente e 26,3 metros no lado estaiado. Ao todo, o empreendimento possui 52 vãos, 136 estacas escavadas e 716 aduelas pré-moldadas.

Leia mais sobre: