AniversariantesAniversariantes
Carnaval infantilCarnaval infantil

Evento sobre mel reúne chef de cozinha e pesquisadora dos Estados Unidos

O 1º Encontro de Manejo Avançado acontece em Araranguá, de quarta a sexta-feira

O chef de cozinha Rick Bayless, que comanda a rede de restaurantes Frontera Grill e apresenta um programa de TV, e a pesquisadora Marla Spivak, PhD em entomologia e conhecida pelo desenvolvimento de variedades de abelhas resistentes a doenças, ambos norte-americanos, estarão no Sul catarinense de quarta-feira até sábado para participar do 1º Encontro de Manejo Avançado, em Araranguá, voltado para os técnicos apícolas, criadores de rainhas e apicultores.

O evento faz parte do Projeto Orgânico, Comércio Justo e Responsabilidade Ambiental realizado pela Prodapys, integrante do Projeto Bee Brasil, parceria da Apex-Brasil e da ABEMEL. O curso de capacitação proporcionará uma melhoria no manejo e, consequentemente, o aumento da produção dos produtos apícolas. Com o aumento da produtividade, as empresas terão condições de ampliar as exportações de mel, própolis e outros.

Segundo o gerente de exportação da Prodapys, Tarciano Silva, um dos gargalos da apicultura brasileira está no fato de a grande maioria dos produtores não terem acesso a abelhas rainhas selecionadas, desconhecerem a necessidade de troca sistemática de rainhas de baixa produtividade ou envelhecidas, assim como os métodos de introdução de novas rainhas nas colmeias e não fazerem manejo adequado após a introdução das rainhas.

Nesta quarta-feira, o chef Bayless visitará uma empresa exportadora e apicultores locais, onde ajudará na extração de mel e, no dia seguinte, participará de um almoço com 150 apicultores. A pesquisadora Marla, em parceria com a pesquisadora brasileira Katia Gramacho, ministrará cursos de capacitação a técnicos de instrutores de apicultura, de quarta a sexta-feira.

Colaboração: Andressa Fabris