InternetData CenterAssinante

Aeroporto de Jaguaruna continua sem previsão para funcionamento

Tratativas com as companhias aéreas continuam, no entanto, nenhum prazo é estipulado para que os voos comecem efetivamente
Aeroporto de Jaguaruna continua sem previsão para funcionamento
Foto: RDL Aeroportos/Reprodução Facebook
Por Douglas Saviato Em 30/06/2014 às 16:44

O Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna, continua sem previsão para pousos e decolagens. Especulava-se que os voos aconteceriam após a Copa do Mundo, que encerra no dia 13 de julho, porém, a data não se confirma. As tratativas com as companhias aéreas continuam, no entanto, nenhum prazo é estipulado para que os voos comecem efetivamente. De acordo com o gerente de operações da RDL Aeroportos, empresa que administra o empreendimento, Fernando de Castro, duas empresas mantém as negociações com o aeroporto, são elas: a Gol e a TAM. Além das tratativas, o empreendimento depende de homologações para seu total funcionamento.

Ao todo, são três homologações. Além da homologação total do aeroporto, já concedida, restam, ainda, a aprovação da sala de rádio e dos equipamentos de auxílio a navegação. “Estas homologações envolvem órgãos da aeronáutica, o que resulta na demora. A RDL trabalha para que os voos ocorram o mais rápido possível, mas ainda não há previsão para voos regulares”, afirma.

As companhias Gol e TAM exigiram um estudo de demanda aprofundado de quantos passageiros teriam na região Sul do Estado. Segundo Castro, o estudo já havia sido feito no ano passado e foi refeito com as associações empresariais da região. “No primeiro ano de funcionamento serão, em média, 90 mil passageiros”, calcula Castro. Além das duas companhias aéreas, o empreendimento mantém um contato mais distante com as companhias Azul e Avianca.

Nas últimas semanas, a RDL fechou contrato com uma locadora de carros, de Tubarão, e com uma franquia de café, de Nova York, nos Estados Unidos. A empresa administradora está prestes a fechar contrato com uma empresa que cuidará do estacionamento do local, com uma banca de revistas, uma tabacaria e um restaurante.