InternetData CenterAssinante

Araçá vira negócio rentável em Morro da Fumaça

Por Ariadne Niero Em 21/04/2008 às 11:36

A partir de agosto, o araçá vai sair do pomar diretamente para as gôndolas de supermercados da região de Morro da Fumaça. Depois de dois anos de estudo, o agricultor Orivaldo Turossi pretende comercializar a fruta silvestre.

Cerca de dois mil araçazeiros foram plantados em sua lavoura, na comunidade de Linha Serafim, proximidades de Estação Cocal. O preço de mercado ainda não foi estipulado. Ele espera colher até cinco quilos da fruta em cada pé.

“Muita gente achou que araçá não seria um negócio, mas a plantação deu certo e vamos passar a abastecer os supermercados o ano inteiro”, conta ele, explicando que a fruta pode ser colhida o ano todo e é resistente às pragas.

Aos 53 anos de idade, Turossi destaca que pretende entrar com tudo no mercado de hortifruti. A expectativa é abandonar a plantação de fumo, o principal sustento da família, em dois anos. “Cresci no meio do fumo. Hoje vejo que a fruta tem tudo para ser bom negócio”, assinala.

Tanta certeza resulta da sua produção de maracujás e goiabas, também já com destino certo. As frutas do agricultor fazem parte da merenda escolar do município. Enquanto o maracujá irá lhe render 3 mil quilos por safra, irá faturar com as 40 goiabeiras cerca de R$ 3 mil. Somente com as frutas, legumes e verduras ele embolsa mais de R$ 10 mil por mês. E dentro de 30 dias ele começa a colheita da carambola.