InternetData CenterAssinante

As boas notícias de economia e mercado da semana

A melhor foi a redução da taxa de juros da Caixa
As boas notícias de economia e mercado da semana
Foto: Divulgação/Prefeitura de Florianópolis
Por Joice Quadros Em 17/09/2021 às 10:40

Juros caem

A Caixa Econômica Federal anunciou esta semana uma redução na taxa de juros do crédito imobiliário, na modalidade específica de financiamento habitacional, o crédito Poupança Caixa. Na prática, o crédito nesta modalidade terá correção de 6,62% a.a., considerando o valor da Taxa Selic em 5,25%, vigente no momento . As consultas e simulações de crédito serão possíveis a partir de 4 de outubro e as contratações começam dia 18 do mesmo mês.

Primeiro lugar

O Aeroporto Hercílio Luz ficou em primeiro lugar na Pesquisa de Satisfação Geral dos Passageiros feita pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Do Ministério da Infraestrutura, que avalia os 20 melhores terminais do país. A Nota ficou em 4,67, sendo 5 a maior. O terminal é administrado pela suíça Zurich Airport.

Mercado Público

A semana começou com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) dando um prazo de 48 horas para iniciarem as obras de manutenção do icônico  Mercado Público de Florianópolis, ou interdição do local por questões de segurança. Mas nesta quinta-feira, 17, a prefeitura de Florianópolis anunciou o início dos trabalhos de manutenção para evitar a interdição do local. O Mercado Público abriga lojas comerciais, bares, restaurantes e as mais tradicionais áreas de convivência da capital catarinense.

Estradas

O governo catarinense assinou nesta quarta-feira, 15, convênio de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) destinando R$ 465 milhões do Tesouro catarinense para obras de melhorias e recuperação das rodovias federais 470, 280, 163 e 285.

Villa Francioni

A vinícola Villa Francioni completou 20 anos esta semana, dia 13. Foi nesta data, em 2001,  que o empresário Dilor Freitas assinou o contrato social da vinícola. Dilor Freitas morreu em 2004, vítima de infarto, e a obra continuou nas mãos de seus filhos. A partir de 2008, a filha Daniela Borges de Freitas assumiu a presidência da Villa Francioni.

Pinguins

Treze pinguins-de-magalhães foram soltos nesta quinta-feira, 16, na Praia de Moçambique, em Florianópolis, pelo Projeto de Monitoramento de Praias Bacia de Santos. Eles foram resgatados em praias da capital e estavam em tratamento veterinário e reabilitação no Cepram. Agora, estão voltando para casa, em seu habitat natural, no Sul do continente.

Mais cultura

Governo do Estado lançou esta quarta-feira, 15, o Programa SC Mais Cultura, destinando R$ 129 milhões para o setor cultural catarinense. O presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Edinho Lemos, acredita que esta será uma “virada de chave” depois de um ano e meio de pandemia que atingiu duramente este setor.

Florianópolis, 17.09.2021

Joice Quadros. Bacharel em Jornalismo (UFRGS). Pós-graduada em Educação e Gestão Ambiental.  Especialista em Endomarketing e Comunicação Empresarial. Jornalista JP00339SC. Pesquisadora. Autora de livros de pesquisa histórica e biografias. Cadeira 28 da Academia Criciumense de Letras. (48) 99984 9967 joicedequadros@hotmail.com