InternetData CenterAssinante

Agência se desafia, promove mudanças e cresce, mesmo em tempos de pandemia

É o caso da Shopping de Ideias, atual SDI Comunica
Agência se desafia, promove mudanças e cresce, mesmo em tempos de pandemia
Foto: Divulgação
Por Joice Quadros Em 13/10/2021 às 17:11

Em abril de 2020, a Agência Shopping de Ideias, do casal de publicitários Jairton Manique Barreto e Valquíria, marca consolidada no mercado desde 1990, passava para SDI Comunica. Em fevereiro, havia deixado sua sede em uma casa no bairro Comerciário e instalara-se em salas do Edifício São Vicente, no centro de Criciúma. Importantes mudanças estavam aceleradas nessa época na Agência, quando o Mundo parou assolado pela pandemia provocada pelo coronavírus, emitindo sinais de catástrofe. Assustou, mas não abateu o processo de mudança da Agência, que emerge agora, em fins de pandemia, triplicando seu número de profissionais contratados e aumentando sua carteira de clientes.

Voltemos a 2018. A filha Gabriela, diplomada em Publicidade e Propaganda e com três especializações em mídias digitais, já trabalhava na Agência com os pais. O filho Jonatha atuava no mercado publicitário gaúcho, em Porto Alegre, já diplomado em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

“Eu sentia a necessidade de mudanças. Se a Agência continuasse como estava, iríamos estagnar”, conta Gabriela.“Meus pais queriam que eu voltasse para Criciúma para trabalhar na agência. Eu até voltaria, mas com algumas condições”, destaca Jonatha. As condições de Jonatha e Gabriela eram mudanças internas na Agência.

Queriam, e mudaram: processos, gerenciamento interno, softwares, parte da equipe, a sede, a marca, clientes, o perfil dos clientes e o modo de contrato. Para orientação no processo de mudança, contrataram a Focus Consultoria, de Criciúma, para auxiliá-los. Nasceu, então, a SDI Comunica, com mais duas frentes de negócios: SDI Conecta e SDI Transforma.

Jairton e Valquíria aceitaram. A agência precisava se reinventar, acompanhar a evolução do mercado digital. Ou então, até mesmo fechar. “Acreditávamos que havia muita necessidade de mudança... pensamos até em se continuaríamos ou não com a agência dentro do mesmo formato que estávamos atuando”, lembra Valquíria.

Com cases de sucesso como o “É possível se reinventar aos 80 anos”, ao reposicionar o Hospital São José de Criciúma, SC, e uma campanha eleitoral vitoriosa, do atual prefeito de Treviso, SC, Valério Moretti, as frentes de trabalho continuam se ampliando. No momento, Jonatha está dividindo seu tempo entre SDI Comunica e um macro projeto da SDI Transforma, com atuação em todo o Sul do país e São Paulo, SP,  para reposicionar a marca da Ouro Negro Transportes, entre outros atendimentos e projetos dos clientes da Agência.

Jairton permanece no que mais gosta e sabe fazer, que é prospecção e atendimento aos clientes, e Valquíria na gestão interna. Gabriela e Jonatha voam atuando com novas ferramentas, como inboud marketing, ferramenta de automação de marketing de conteúdo, com a SDI Conecta. Também implementaram o timesheet, ferramenta que controla o tempo das atividades internas por meio do software Operand, no qual o cliente recebe um relatório mensal com o tempo que foi direcionado para seu atendimento específico. Mudanças que estão se mostrando na direção certa, mesmo em tempos de enfretamento de uma pandemia.

Expressas

· A Campanha “Carvão Mineral: para um presente seguro e um futuro sustentável”, lançada no Prêmio ACIC de Jornalismo, dia 30 de setembro, teve o planejamento assinado pela SDI Comunica.

· Jonatha Manique Barreto assumiu em agosto a direção Regional Sul do Sindicato das Agências de Propaganda.

Florianópolis, 14 de outubro de 2021

Joice Quadros 

Bacharel em Jornalismo (UFRGS). Pós-graduada em Educação e Gestão Ambiental.  Especialista em Endomarketing e Comunicação Empresarial. Jornalista JP00339SC. Pesquisadora. Autora de livros de pesquisa histórica e biografias. Cadeira 28 da Academia Criciumense de Letras. (48) 99984 9967 joicedequadros@hotmail.com