InternetData CenterAssinante

Fique em casa! Três relíquias das Copas do Mundo para você assistir na íntegra

Não ouse sair de casa nesta época de coronavírus e deixar de rever essas partidas
Fique em casa! Três relíquias das Copas do Mundo para você assistir na íntegra
Foto: Acervo CBF
Por Eduardo Madeira Em 21/03/2020 às 09:36

Com o coronavírus por aí, a hora agora é de se resguardar, evitar as ruas e ficar em casa. Todo mundo sabe disso, apesar de algumas pessoas ainda fingir ignorar as recomendações de todos os órgãos de saúde e decidirem dar umas voltinhas nos poucos locais que permanecem autorizados a receber visitas públicas.

Tendo em vista a expressa recomendação de ficar em casa e percebendo que os dias de sol previstos para esse começo de outono são convidativos a uma fuga dessa orientação, tentarei fazer a minha parte e manter esse povo nas suas residências. Abaixo, deixo três recomendações de jogos clássicos de Copas do Mundo, que estão disponíveis no (fantástico) site Footballia. São três relíquias, momentos ímpares do futebol brasileiro pra você assistir de novo, especialmente os leitores idosos, que são os que mais precisam ficar dentro de suas casas.

Pra assistir é muito simples: clicando nos nomes dos jogos, que estarão logo abaixo, você será redirecionado ao site Footballia. É só fazer um simples cadastro, não paga nada, e assistir.

Finalmente, o que vocês preferem? Saírem pras ruas e ficarem expostos ao temido coronavírus ou permanecerem no conforto de seu lar, assistindo a uma clássica partida de futebol? Então, vamos nessa!

Suécia 2x5 Brasil | Final da Copa de 1958

O jogo que consagrou Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Com apenas 17 anos, o garoto de Três Corações (MG) deu o primeiro largo passo rumo ao status de Rei do Futebol em 29 de junho de 1958 ao marcar duas vezes contra a Suécia na decisão do mundial. Era o primeiro dos cinco títulos que os brasileiros conquistaram até os dias atuais. Um clássico de Bellini, Djalma Santos, Didi, Zagallo, Garrincha e outros tantos que se tornaram lendas do nosso futebol. 

Uma verdadeira relíquia que eu não ousaria deixar de assistir por causa de uma simples voltinha na praça.


Foto: Imago Images / FIFA

Brasil 4x1 Itália | Final da Copa de 1970

Para muitos, a maior seleção da história. Não vou entrar no mérito da discussão, mas reconheço que foi, sim, um dos grandes times que o mundo já viu e que teve como ponto alto a decisão diante da Itália, em 21 de junho de 1970, debaixo de um escaldante sol que atingia a Cidade do México. Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto marcaram os gols que deram o tricampeonato à seleção brasileira - que completa 50 anos em 2020. 

Olha, eu acho que seria uma boa ficar em casa pra assistir a essa partida também...

Argentina 1x3 Brasil | 2ª fase de grupos da Copa de 1982

Quando se fala em Copa de 1982, muitos lembram automaticamente da Tragédia do Sarriá, quando Paolo Rossi derrubou o Brasil com três improváveis gols, mas poucos recordam que antes disso, teve outro grande jogo. Uma atuação de gala de Sócrates, Zico e companhia deu uma imponente vitória por 3 a 1 sobre a Argentina, de Diego Armando Maradona e Mario Kempes. O tetra não veio naquele ano, mas aquela exibição do dia 2 de julho nunca será apagada.

Sócrates, Zico, Falcão, Júnior, Maradona, Passarella, Kempes… É tanta gente boa junto que me sentirei ofendido se deixarem de assistir a essa relíquia para saírem de casa. Olha lá, hein?!


Foto: AFP / FIFA