InternetData CenterAssinante

A acertada decisão de parar o Campeonato Catarinense; Brasil no mesmo ritmo

Pandemia do coronavírus provocou mudanças profundas no calendário do futebol brasileiro
A acertada decisão de parar o Campeonato Catarinense; Brasil no mesmo ritmo
Foto: Márcio Cunha / Chapecoense
Por Eduardo Madeira Em 19/03/2020 às 15:35

Nobre quem erra, admite a falha e corrige a tempo de um mal maior. Foi o que fez o presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF) Rubens Angelotti. No domingo, dia 15, demonstrando não conhecer a dimensão do caos provocado pelo coronavírus, ele minimizou os possíveis impactos e deu a entender que o Estadual continuaria. Menos de 24 horas depois, voltou atrás e, com apoio dos clubes, suspendeu o torneio por tempo indeterminado.

Indiscutivelmente, foi a melhor medida a ser tomada. Protege-se os atletas, comissões técnicas, profissionais da imprensa e, principalmente, os torcedores, que provavelmente iriam em maior número para os estádios nas etapas eliminatórias. A decisão, inclusive, vai de encontro ao que vem ocorrendo país afora: 

  • A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) suspendeu os campeonatos nacionais, como a Copa do Brasil; 
  • 15 estaduais estão paralisados e outros 10 estão na ativa, mas com jogos sem público; 
  • Pelo mundo, competições como Taça Libertadores e Liga dos Campeões foram suspensas; 
  • Amistosos entre seleções e Copa América e Eurocopa foram cancelados;

Ver o mundo todo demonstrar essa preocupação e ignorar o problema, pensando apenas no próprio umbigo, seria um erro tremendo e uma falta de empatia gigante.

Por isso mesmo, não é hora para pensar no futuro do Campeonato Catarinense. Ninguém sabe quanto tempo o torneio ficará parado, o que impede imaginar qualquer coisa. Possibilidades são especuladas, como encerrar como está, transformar a fase eliminatória em jogo único ou achatar os jogos durante o Brasileirão. Qualquer uma dessas possibilidades sendo tratada neste momento beira a insensibilidade com o momento atual, onde as lojas estão fechando suas portas, as pessoas estão se protegendo em suas casas e o medo com o que pode acontecer acaba se tornando algo corriqueiro. A hora agora é de se resguardar, ficar em casa e aguardar o que virá. O mundo parou e aqui não pode ser diferente