InternetData CenterAssinante

Série sobre a Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina chega ao quinto episódio

Produção que estreia no dia 29, conta a saga dos imigrantes que colonizaram Siderópolis
Série sobre a Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina chega ao quinto episódio
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 23/08/2021 às 20:42

O quinto episódio da série sobre a Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina estreia no dia 29 de agosto. O documentário “Nova Belluno 1891 - 130 anos de imigração italiana em Siderópolis”, reúne depoimentos sobre a história do município, com destaque para a fundação do núcleo colonial de Belluno, a instalação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e marcos da cidade como o túnel ferroviário e a barragem do Rio São Bento. A produção é dirigida pelo  jornalista Júlio Cancellier.

O roteiro conta com 14 entrevistados, que falam sobre a história iniciada com a instalação da Colônia Nova Veneza, da qual o núcleo de Belluno pertencia. Parte do documentário é narrado na língua original dos imigrantes. Representante do Comitato Veneto de Santa Catarina - Comvesc SC, Beppi Crepaldi lembra a saga dos pioneiros e enaltece o papel das associações vênetas, como o Gruppo Bellunesi.

“Nova Belluno 1891 - 130 anos de imigração italiana em Siderópolis” estreia no domingo, às oito da noite, nos canais de Cancellier no YouTube e Facebook. Onde assistir: www.facebook.com/cancellieroficial e www.youtube.com/juliocancellier.