InternetData CenterAssinante

História da campanha que levou o Criciúma ao título da Copa do Brasil será contada em livro digital

Obra é assinada pelo jornalista Jota Éder; versão em papel também está sendo preparada
História da campanha que levou o Criciúma ao título da Copa do Brasil será contada em livro digital
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 16/05/2021 às 18:13

O livro “1991 – Criciúma Campeão da Copa do Brasil” será lançado em formato digital no dia 2 de junho, na plataforma da amazon.com.br. A obra, escrita pelo jornalista e radialista Jota Éder, comemora os 30 anos da campanha de dez jogos que projetou e consagrou o Criciúma Esporte Clube no futebol brasileiro. Todos os atletas, membros da comissão técnica, dirigentes e até torcedores foram entrevistados, num total de 15 horas de gravações por telefone no espaço de um mês. Foi a forma encontrada para preservar a saúde de todos em tempos de pandemia de Covid-19.

Os heróis de 1991 abrem o coração e dão detalhes dos acontecimentos de campo e de bastidores. Histórias de viagens, de concentrações e de vestiário, que nunca foram tornadas públicas até então. Você sabia que Felipão quase se demitiu em meio à campanha? Uma correria desenfreada para reunir o grupo para o jogo contra o Goiás. Em Belém, a torcida do Remo quase virou o ônibus da delegação. E os detalhes da briga de torcedores no jogo de ida contra o Grêmio, por quem viu de perto a confusão.

O conteúdo também tem informações preciosas retiradas dos jornais da época. A parte final ainda dá uma pincelada rápida no tricampeonato catarinense de 91 e na campanha da Libertadores de 92, que também fizeram parte de um período mágico para a torcida carvoeira, numa espécie de “quero mais”. Ao final do texto, um caderno de fotos cedidas pelos próprios atletas e de páginas dos jornais históricos com a cobertura da decisão.

No papel

O livro físico, em papel, também está sendo preparado, porém, ainda não tem data para ser lançado. O plano é colocá-lo à disposição ainda no mês de junho de 2021. A capa é assinada pela designer gráfico Natália Manica Santos.

Campanha

A partir desta segunda-feira, dia 17, as redes sociais do autor começarão a divulgar uma campanha de lançamento do livro. Os canais no Twitter, Instagram e Facebook publicarão diariamente frases significativas dos campeões da Copa do Brasil de 91, que também estarão no texto do livro.