InternetData CenterAssinante

Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul completa 77 anos nesta quinta

No dia 21 de novembro, a Banda Musical Cruzeiro do Sul também celebra a data
Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul completa 77 anos nesta quinta
Foto: Divulgação
Por Jessica Rosso Em 18/11/2019 às 21:28

A Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul e a Banda Musical Cruzeiro do Sul completam 77 anos na próxima quinta-feira, dia 21 de novembro. A solenidade de aniversário será realizada na sede da instituição, às 19 horas, no Centro de Criciúma. Segundo a administradora e produtora cultural Mirella Sombrio a data marca uma trajetória de esforço e dedicação não apenas em prol da cultura, mas que resultou em ações sociais para crianças, jovens e idosos. 

Segundo ela, o projeto passou por uma reformulação durante esses 77 anos, sempre tendo como foco principal ensinar música aos jovens e posteriormente lhes colocar no mercado de trabalho, no mesmo segmento (música) e "não é toda instituição que consegue isso", disse Mirella.

 

Hoje a Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul não trabalha só com música, ela pode trabalhar com teatro, dança, com esporte, saúde preventiva, e atende crianças a partir dos 8 anos. E não há limite de idade. 

Administradora e produtora cultural Mirella Sombrio

_________________________________________________________

 

A Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul e a oficina de musicalização (para crianças e adolescentes)

Atualmente a Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul possui a oficina de musicalização para crianças e adolescentes. Em 2019, a oficina atendeu 49 alunos, gratuitamente, para aulas de violão e canto. Foram 37 crianças atendidas na Escola Básica Serafina Milioli Pescador, em Criciúma. As aulas são ministradas pelo professor Gelsinho. Para o ano que vem, o projeto terá início em março. A produtora cultural explica que as aulas acontecem em uma escola do município ou na sede Cruzeiro do Sul. 

"Entendemos que a própria escola pode estar gerando uma possibilidade de formar artistas, músicos. Temos bastante experiência na formação de músicos", afirmou.

A Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul e o grupo Girassol

Outro projeto da Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul é o de musicalização para pessoas idosas. A oficina deu origem ao grupo Girassol, composto por dez integrantes. A proposta deste projeto é atender até 40 pessoas. 

Além destas duas oficinas, para o ano que vem o projeto é criar o Coral Cruzeiro do Sul com apoio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), conta Mirella. "É uma sugestão minha, porque vejo que há essa cultura de corais aqui. Participamos do Edital Criciúma e fomos aprovados em conformidade com as regras do Edital. Estaremos convidando quem quiser participar, a partir do ano que vem. Serão 20 vozes entre jovens e adultos. E vamos estar incluindo neste coral questões teatrais e outros segmentos", conta.

A Banda Musical Cruzeiro do sul

Foi através da Banda que nasceram os demais projetos sociais. Mirella explica que os melhores alunos acabam formando a Banda Musical Cruzeiro do Sul. "Têm alunos entre 12 e 30 anos de idade, a maioria, adolescentes e jovens. O novo edital dará segmento a nova formação", disse.  Fábio Paulo Matias é o regente e professor da banda, que é composta por 25 alunos.

 


Programação para os próximos dias em alusão aos 77 anos: 
 

21/11 - 19h30: Solenidade de Aniversário da Cruzeiro do Sul, apresentação dos projetos realizados e em andamento para 2020, banda Musical Cruzeiro do Sul, Coral Cruzeiro do Sul, Grupo Musical Girassol (Idosos), representantes da Oficina de Musicalização.

23/11/19- Encontro de bandas comemorativo aos 77 Anos da Abanda Musical Cruzeiro do Sul, apresentação do projeto  (9:30hs) 1ª Oficina de Profissionalização- Músico, oferecido gratuitamente Workshop com o palestrante Fabio Paulo Matias, Tema: o que é ser maestro de Banda nos dias atuais. Em seguida será realizado um desfile com a Banda do 28ºGAC , Banda Musical Cruzeiro do Sul e Banda Marcial da Satc, até a praça Nereu Ramos (Casa da Cultura Neusa Nunes Vieiras) , com apresentação individual de cada Banda e duas músicas em conjunto. O evento terá início as 10h30..

11/12/19 - Recital de Natal - Banda Musical Cruzeiro do Sul, na Praça Nereu Ramos a partir das 19h30 - Evento da Fundação Cultural de Criciúma

17/12/19 - Recital de Natal - Coral Cruzeiro do Sul,  na Praça Nereu Ramos, a partir das 19h30 - Evento da Fundação Cultural de Criciúma 

18/12/19 - Recital de Natal - Banda Musical Cruzeiro do Sul e Coral Cruzeiro do Sul, na Praça Nereu Ramos, a partir das 19h30 - Evento da Fundação Cultural de Criciúma

06/01/2019 - Solenidade de reinauguração do Parque Centenário Althair Guidi - evento da Fundação Cultural, horário ainda não definido. Banda Musical Cruzeiro do Sul e Coral Cruzeiro do Sul.