InternetData CenterAssinante

Criciúma: etnias serão homenageadas em Semana Nacional dos Museus

Abertura terá apresentação do Coral do Bairro da Juventude e Banda do 28º GAC
Criciúma: etnias serão homenageadas em Semana Nacional dos Museus
Foto: Jhulian Pereira / Prefeitura Criciúma
Por Jessica Rosso Em 07/05/2019 às 17:22

A 17º Semana Nacional dos Museus (evento nacional) acontece entre os dias 13 e 19 de maio. O tema escolhido para este ano pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) é Museus como Núcleos Culturais: Futuro das Tradições. Em Criciúma, as etnias serão homenageadas no Museu Augusto Casagrande, localizado no bairro Comerciário. 

"Esse ano como o tema é tradições e o acervo que temos aqui é da etnia italiana, resolvemos homenagear as etnias. Em todas as janelas haverá uma bandeira representando cada etnia. Porque eles ajudaram a fazer os nossos costumes. Eles deram a origem para a nossa cultura", afirmou o coordenador do Museu Augusto Casagrande Realdo Medeiros.

De acordo com ele, durante a semana, quem visitar o museu, também poderá presenciar dois atores representando a rotina do casal Augusto Casagrande e Cecília Darós, fundadores do Museu na década de 20. A abertura será realizada às 10 horas, e contará com a apresentação do Coral do Bairro da Juventude e Banda do 28º  Grupo de Artilharia de Campanha (GAC).

Uma parceria entre a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) com a Secretaria de Educação se repetirá este ano. "Ano passado as turmas foram prestigiar e o número de visitas dobrou, subindo para 70%, por isso este ano faremos novamente esta parceria. A secretaria disponibilizará ônibus para a locomoção dos estudantes da rede municipalirem até o Museu", disse.