InternetData CenterAssinante

Semana Nacional dos Museus encerra com encenação no Augusto Casagrande

Estudantes foram recebidos com encenação da vida de Augusto Casagrande e Cecília Darós
Semana Nacional dos Museus encerra com encenação no Augusto Casagrande
Foto: Beatriz Formanski
Por Redação Em 18/05/2018 às 15:00

A 16ª Semana Nacional dos Museus em Criciúma encerrou nesta sexta-feira, dia 18, no Dia Internacional dos Museus. Para comemorar a data, o Museu Augusto Casagrande abriu as portas para estudantes do município. Além das particularidades que despertam o interesse de todos que entram no museu, o dia teve a presença especial de atores que representaram o dia a dia dos antigos donos da casa, Augusto Casagrande e Cecília Darós.

A semana contou com diversas atividades como contação de histórias, oficinas, palestras e tours. “Além das atividades que foram desenvolvidas durante a semana, nós também promovemos exposições temáticas regularmente para atrair mais pessoas a visitarem o museu”, explicou o coordenador do Museu Augusto Casagrande, Realdo Medeiros.

Museu Augusto Casagrande

Augusto Casagrande foi um imigrante italiano que veio para o Brasil com sete anos. Foi casado com Cecília Darós, com quem teve 15 filhos, 14 homens e apenas uma mulher. Augusto era o único oleiro da cidade na época, e construiu a primeira casa com dois andares de Criciúma. No centenário da cidade, em 1980, o local foi doado pela família Casagrande ao município, tornando-se o primeiro museu de Criciúma.

O Museu Augusto Casagrande é aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h às 17 horas e fica localizado na rua Cecília Darós, no bairro Comerciário.

Museus hiperconectados

O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), responsável pela promoção da Semana Nacional dos Museus em todo o país, propôs o tema Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos para 2018. A proposta do instituto é aproximar pessoas do acervo dos museus de forma mais acessível, através das redes sociais.

Colaboração: Beatriz Formanski - Secom

Leia mais sobre: