InternetData CenterAssinante

Grupo (E)xperiência Subterrânea apresenta espetáculo sobre sexualidade

Com entrada gratuita, evento ocorre dia 3, às 20h, na Sede do Grupo Cirquinho do Revirado
Grupo (E)xperiência Subterrânea apresenta espetáculo sobre sexualidade
Foto: André Carreira
Por Redação Engeplus Em 01/06/2018 às 18:22

Uma comédia ácida, contemporânea e descontraída, em uma tentativa de entender a sexualidade atual, suas caixas e suas possibilidades. Esse é o enredo do espetáculo Mierda Bonita, que o grupo (E)xperiência Subterrânea, de Florianópolis, traz a Criciúma, no dia 3 de junho. A apresentação ocorre às 20h, na sede do Grupo Cirquinho do Revirado, com classificação etária acima de 18 anos. 

A obra de André Carreira, Lara Matos, Lucas Heymanns e Marco Antonio Oliveira, a partir do texto do jovem dramaturgo espanhol Pablo Gisbert, apresenta de forma bem-humorada, e um tanto cínica, questões que incomodam a vida pública e a privada, as relações afetivas e sexuais na contemporaneidade.

“Mierda Bonita é o primeiro espetáculo criado dentro desta proposta, nele os quatro componentes do grupo se debruçaram sobre todos aspectos da obra: direção, luz, cenografia, texto e atuação. No espetáculo, somos pessoas convidando o público a experimentar o que nosso encontro criativo gerou”, comenta um dos criadores do espetáculo, André Carreira.

A atriz Lara Matos explica que o texto de Gisbert foi totalmente absorvido pelo grupo, que por meio de uma seleção de histórias montou um quebra-cabeças que traduz o momento atual enquanto grupo, enquanto amantes, enquanto pessoas e enquanto pessoas políticas, inclusive. “Certas situações, que a princípio parecem absurdas na cena, dialogam com a realidade virtual e com a possibilidade de saber de tudo, de saber de todos e optar”, diz. “Porque nos amamos, mas estamos tristes. O contexto deve ajudar o amor e se você perceber, estamos continuamente superexcitados e confusos devido à quantidade de estímulos externos que no fim das contas não sabemos se nos amamos de verdade ou se nosso amor é tão somente uma consequência do terror que nos provoca o mundo”, complementa Lara, com um trecho da obra.

O espetáculo Mierda Bonita, do grupo (E)xperiência Subterrânea, é um projeto premiado pelo Edital Elisabete Anderle/2017 e conta com apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura e FUNCULTURAL. A entrada é gratuita e a reserva de ingresso pode ser feita pelo grupoexpsubterranea@gmail.com, com nome e RG no corpo do e-mail. 

SINOPSE

Três atores. Uma atriz e seu irmão. Um ator e seu namorado. Um ator e sua cunhada. Três atores, o jogo. A sexualidade espontânea, mediada pelas tendências e conflitos contemporâneos, pergunta: o que excita? O que excita na tendência do excitar-se? As histórias contadas em Mierda Bonita traduzem a confusão da qual o ser humano se sente parte, as dificuldades latentes em que ele se encaixa, e nas perspectivas já formuladas das relações afetivas, a liberdade aterrorizante do tempo atual e o sofrimento para lidar com a falta de referência.

(E)XPERIÊNCIA SUBTERRÂNEA

Fundado em 1995, o Grupo Teatral (E)xperiência Subterrânea, de Florianópolis (SC), é formado atualmente por André Carreira, Lara Matos, Lucas Heymanns e Marco Antonio Oliveira. O grupo aplica o trabalho no estudo do risco físico na cena teatral e na concentração de procedimentos expressivos-criativos do ator e na ruptura com as relações convencionais do espaço à italiana. Acompanhe as notícias e as novidades pelo www.facebook.com/grupoexperienciasubterranea e www.instagram.com/expsubterranea