InternetData CenterAssinante

Festival Rota da Baleia Franca movimenta o Litoral Sul

Programação envolve muita gastronomia, música, turismo e esportes radicais
Festival Rota da Baleia Franca movimenta o Litoral Sul
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 10/10/2016 às 20:02

No aquecimento para a temporada de verão, Imbituba, Garopaba e Laguna protagonizam o Festival da Rota da Baleia Franca. A promoção organizada pelo Sebrae/SC em parceria com as empresas participantes do projeto abrange quatro eventos e uma programação variada de atividades turísticas neste mês. A largada ocorre nesta quarta-feira, com a gastronomia e a música local em evidência.

O Evento Gastronômico Rota da Baleia Franca faz parte do festival e reúne 16 restaurantes dos dias 12 a 23. Com o objetivo de atrair visitantes e elevar os produtos locais, os estabelecimentos vão oferecer receitas à base de produtos típicos, como aipim (farinha de mandioca, pirão, farofa, cuscuz, biju), cachaça, butiá e banana.

“A promoção dos insumos e receitas típicas da região valoriza a cultura e a história gastronômica que também estão ligados à Baleia Franca. Assim nós criamos um diferencial, levando à mesa produtos que as pessoas não estão habituadas a ter contato”, destaca o consultor do Sebrae/SC, Carlos Cappelini.

A ideia do festival traz a proposta de criar mais um evento catarinense em outubro com o viés turístico e gastronômico, salienta Cappelini. “É uma forma de promover toda a cultura do desenvolvimento social associada à baleia franca e gerar benefícios também para aqueles negócios não diretamente ligados à atividade turística, como os produtores artesanais de cachaça, butiá e farinha de mandioca”, explica.

Restaurantes participantes

Laguna: Atlântico Sul, Umi Cozinha Oriental, Destak Lanches (Mar Grosso); Boião (Ponta da Barra); Praia Grill (Farol de Santa Marta).

Imbituba: Zequinha, Tartaruga (Barra da Ibiraquera); Zoca (Centro); Hotel Praia Imbituba, Sorveteria e Burgueria Beiramar (Praia da Vila).

Garopaba: Al Andaluz, Guna Madê, H2O Surf Bar, Ygarapaba (Centro); Zanoni, Prazeres da Gastronomia (Palhocinha).

Mais atividades

No feriado também terá início o Festival Musical da Baleia Franca, no Centro de Garopaba. Os artistas locais mostrarão seu talento de quarta a domingo. O Festival da Rota da Baleia Franca contempla ainda o Festival Gastronômico Sabores do Mundo, na Praia do Rosa, que ocorre a partir de sexta-feira, dia 14 e se estende até o dia 23. Para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer, basta acessar a página do Facebook Rota da Baleia Franca.

Programação de Atividades Turísticas do Festival

Garopaba

City tour no centro histórico de Garopaba – Oceano Turismo

Feira de Artesanato em Garopaba

Tour de Observação da Baleia Franca por terra

Workshop sobre a Baleia Franca no Instituto Baleia Franca - IBF

Imbituba

Beach Tour pelos berçários da Baleia Franca – Casa Verde Experiências

Degustação de Cerveja Artesanal Phare (Baleia Franca) no restaurante Nhá Frida – Casa Verde Experiências

Ecotrilhas com café - ACAIG

Observação Orientada de Baleias Franca – AGTA

Oktober Train – Passeio de Maria Fumaça da Rota da Baleia Franca - Casa Verde Experiências

Visita guiada no Projeto Baleia Franca - PBF (Praia de Itapirubá)

Laguna

City tour no centro histórico de Laguna – Sem Fronteiras

Feira Livre de Artesanato - Mar Grosso (Laguna)

Passeio Ciclístico do Mar Grosso - Laguna

Especial: Palestra sobre a Baleia Franca nos meios de hospedagem da Rota da Baleia Franca.

Colaboração: João Pedro Alves