InternetData CenterAssinante

Dois pontos turísticos serão inaugurados nesta sexta

Réplica da primeira igreja e Praça na Mina Modelo serão entregues à comunidade
Dois pontos turísticos serão inaugurados nesta sexta
Foto: Neka Dal Pont
Por Redação Engeplus Em 30/06/2016 às 21:05

Dois pontos turísticos e de lazer serão inaugurados em Criciúma nesta sexta-feira. No Morro Cechinel, anexo ao Centro de Convivência do Idoso da Afasc, que passará a ser denominado Gercino Del Castanhel, às 14h30min, a prefeitura entrega à comunidade a réplica da primeira igreja construída na cidade. Já às 18 horas será realizada a inauguração da Praça do bairro Mina Brasil, localizada na antiga Mina Modelo Caetano Sônego.

“São dois locais que não podem morrer na memória da cidade. A primeira igreja, construída em madeira em 1899, foi destruída anos depois para dar lugar à catedral São José e agora nós estamos resgatando esse capítulo da história do início da cidade, dos colonizadores, dos imigrantes que para cá vieram e ergueram o município. Já a praça na Mina Brasil leva de volta a população à Mina Modelo, ponto turístico. A mina ainda precisa de uma restauração maior, mas com a construção da praça o clima já é outro. Tenho certeza de que será de grande valia para a comunidade”, afirma o prefeito Márcio Búrigo.

Na inauguração da igreja haverá uma bênção dada pelo pároco da Paróquia São José, padre Antônio Júnior, e o evento da praça contará com apresentações do Coral Show Criança Feliz e exposição das obras do artista Francisco Viana. “Na praça nós construímos áreas de convivência, campo de areia, pista de caminhada e uma quadra poliesportiva. Além disso, as crianças também poderão aproveitar o parque infantil. Contamos com o apoio da Engenharia Castanhel para realizar os trabalhos e estamos muito satisfeitos com o resultado”, afirma o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, José Sérgio Búrigo.

De acordo com a diretora do Departamento de Turismo, Fátima Guimarães, as melhorias visam proporcionar conforto aos visitantes. “Estamos trabalhando principalmente na boca da mina, colocando bancos e decorando para melhorar a estética do espaço. É importante a preservação deste espaço que relembra momentos importantes da história de Criciúma”, destaca.

Saiba mais sobre a primeira igreja de Criciúma

Quando chegaram a Criciúma, os primeiros imigrantes – em sua maioria italianos – tinham em comum um desejo: a construção de uma capela onde pudessem fazer suas orações e expressar a sua fé. Com o empenho de todos, em 1899 o badalar do sino anunciou a inauguração da primeira capela da vila de São José de Cresciuma, que comportava 70 pessoas sentadas e abrigava o dobro do público em pé.

Com o passar do tempo o número de fiéis aumentou e fez com que a comunidade sentisse a necessidade de um espaço maior para suas celebrações. Decidiram construir a igreja de alvenaria no mesmo local onde estava a primeira, essa de madeira. Assim o fizeram em 1917 e até hoje temos a Catedral São José, na praça Nereu Ramos.

Para preservar a memória cultural da cidade, a Prefeitura de Criciúma, em parceria com a Engenharia Castanhel, decidiu construir uma réplica daquela primeira igreja católica levantada pelos imigrantes e no dia 1º de julho de 2016 entregou a obra. Ela está localizada ao lado do Centro de Convivência do Idoso – que nesta mesma data passa a ser denominado Gercino Del Castanhel, da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), e se torna mais um ponto turístico, cultural e religioso do município.

( Colaboração: Luana Mello / Comunicação FCC )