InternetData CenterAssinante

Vindima Goethe e Graffiti Jam na programação do fim de semana

Atividades que marcam a celebração da colheita da uva encerram domingo
Vindima Goethe e Graffiti Jam na programação do fim de semana
Foto: Divulgação
Por Milena Nandi Em 31/01/2020 às 09:35

O fim de semana vai marcar o encerramento da 12ª edição da Vindima Goethe, evento que celebra a colheita da uva que faz o Sul de Santa Catarina se destacar no cenário enogastronômico com vinhos, espumantes e frisantes feitos com esta variedade diferenciada. Em 2020, a Vindima iniciou no dia 18 de janeiro com atividades nas vinícolas em Urussanga, como o ritual da pisa das uvas, colheita, piquenique nos parreirais, gastronomia típica, degustação de vinhos e apresentações artísticas.

A programação do último fim de semana terá na manhã de sábado (1º/2), convidará o visitante a acompanhar o processo industrial do esmagamento de uvas, a primeira etapa de elaboração de vinhos, na vinícola De Noni. As vinícolas Casa Del Nonno, Trevisol e Vigna Mazon também terão atendimento diferenciado neste dia.

No domingo (2/2) dois passeios turísticos de trem serão promovidos pelo Museu Ferroviário de Tubarão e pela prefeitura de Urussanga. Com partida da estação ferroviária de Urussanga e duração de duas horas, o atrativo contempla apresentações artísticas e culturais enquanto a locomotiva retorna ao município. Para participar do passeio, é necessário comprar passagem antecipadamente, pelo telefone: (48) 3465-6238.

A 12ª Vindima Goethe é realizada pela ProGoethe (Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe) em parceria com o Departamento de Cultura e Turismo de Urussanga e a Epagri. O território Vales da Uva Goethe compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara.

Curiosidades sobre a uva Goethe

A Goethe é um cruzamento de uvas europeias Moscato de Alexandria, Moscato de Hamburgo e Schiava Grossa com uvas americanas (Isabel). Uma uva híbrida, com proporção é 87% de uvas europeias e 13% de uvas americanas. (Fonte: Blog Café Viagem)

Os vinhos Goethe possuem características históricas e culturais singulares que os diferenciam dos demais, tanto em relação à qualidade quanto à tipicidade e identidade. Sua produção está fortemente ligada à imigração italiana do século XIX e suas tradições na produção vitivinícola. (Fonte: Revista A Lavoura)

A uva Goethe faz parte da lista Arca do Gosto, do movimento mundial Slow Food. Entram no catálogo apenas produtos que se destacam por qualidades excepcionais, e que respeitam tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela sua produção. O Slow Food é um movimento mundial que ressalta a importância do prazer da alimentação, a partir de produtos singulares, tanto no sabor como na história. A Arca do Gosto é um catálogo com 750 produtos especiais certificados internacionalmente, que identifica, localiza, descreve, e divulga sabores especiais. (Fonte: Blog Casa DelNonno)

Graffiti Jam

A Casa do Hip Hop de Criciúma receberá neste sábado (1º/2), o "Graffiti Jam", uma ação do projeto “Duplo Balanço: Linguagens Urbanas”, que vai reunir artistas da região para criar uma identidade visual na parede da Casa do Hip Hop.

O projeto ao qual o “Graffiti Jam” pertence é uma proposta do dançarino e educador André Tavares, contemplada por dois editais de fomento: Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura ∕Artes Populares – Edição 2019 da Fundação Catarinense de Cultura e Edital 003/2019 Cultura Criciúma da Fundação Cultural de Criciúma. “A intenção da proposta é gerar renda para os artistas da cultura Hip Hop, prevendo o pagamento de cachê para grafiteiro, MC, DJ e dançarinos, incentivando a economia cultural da região”, afirma o idealizador do projeto “Duplo Balanço: Linguagens Urbanas”.

O “Graffiti Jam” será coordenado por Herok (Ricardo Bernado) e terá a participação dos também artistas Mano (Marlon Flor), Big Zaion (Lucas Ferreira), Alex Barbudo (Alex Cardoso dos Santos) e Mdonatouss (Marcelo Donato). “O trabalho será coletivo e temático sem colocar o estilo do grafiteiro. Vamos pintar os quatro elementos do Hip Hop na parede da frente da Casa, deixando uma identidade forte”, destaca Herok.

Nos dias 28 e 29 de março, o projeto realizará mais uma ação. Será a Batalha de Breaking, competição em dupla de dançarinos (B-boys). Segundo o presidente da
ASDC (Associação Dança Criciúma), parceira da Casa do Hip Hop, Maxwell Sandeer Flor, a ideia nasceu em 1997, pelo grupo pioneiro “The Laws” para incentivar a
composição coreográfica formato Duo, no gênero Danças Urbanas, sendo que apenas em 2008 foi criado o termo Duplo Balanço.