InternetData CenterAssinante

Apoio ao setor cultural de Santa Catarina

Edital prevê auxílio emergencial para diminuir os prejuízos financeiros com a pandemia
Apoio ao setor cultural de Santa Catarina
Foto: Salva Garrigues/Getty Images
Por Milena Nandi Em 28/08/2020 às 08:26

A pandemia de Covid-19 afetou toda a cadeia produtiva e setores da sociedade. Com a cultura não foi diferente. Com os protocolos de biossegurança necessários ao momento, os artistas não puderam mais exercer seu oficio e sua paixão, e mesmo com a migração para o virtual, o impacto no setor cultural foi significativo. Para colaborar com o setor neste momento, foi lançado o edital #SCulturaEmSuaCasa, com inscrições e envio de propostas abertas até 6 de setembro, no link.

Fruto de uma Medida Provisória do Governo do Estado, o edital irá beneficiar pessoas físicas com mais de 18 anos e jurídicas exclusivamente na condição de Microempreendedor Individual (MEI) que atuam nas artes circenses; audiovisual; artes visuais; cultura popular e diversidade cultural; dança; literatura – leitura, letras e livro; música; teatro. O montante destinado a esta medida emergencial são da casa de R$ 4 milhões e a Fundação Catarinense de Cultura (FCF) é quem está à frente do edital.

Para participar do processo seletivo, o profissional ou empresa cultural precisa apresentar o comprovante de homologação de cadastro no Mapa Cultural SC.

Mapeamento cultural de Criciúma

Em Criciúma, os artistas, agentes culturais, espaços, grupos, instituições, empresas e coletivos podem participar também do Mapeamento Cultural. Realizado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma (Comccri) e pelo Fórum Permanente Cultura Criciúma, a iniciativa quer mapear e reconhecer as manifestações artísticas e culturais do município.

As informações fornecidas no mapeamento poderão ser utilizadas para as ações de planejamento municipal. A iniciativa tem foco na aplicação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Para participar clique aqui