InternetData CenterAssinante

Talento reconhecido e oportunidades na dança

Bailarino de Criciúma é aprovado em seleção da Escola do Teatro Bolshoi
Talento reconhecido e oportunidades na dança
Foto: Divulgação
Por Milena Nandi Em 28/10/2019 às 13:18

A coluna inicia a semana falando sobre dança, com as notícias do reconhecimento em nível nacional do talento e trabalho de profissionais do Sul do Estado e de oportunidades para que dançarinos e grupos de dança mostrem o seu melhor. Vem comigo e boa leitura!

Criciúma no Bolshoi

O pequeno bailarino Isaac Dillan Manenti dos Santos, é o mais novo integrante da Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville – única filial do Ballet Bolshoi fora da Rússia. Aos 10 anos, o criciumense é um dos 47 bailarinos escolhidos por meio de uma seletiva que reuniu cerca de 800 crianças de 19 estados do Brasil, além do Chile e Argentina.

Isaac dança desde os três anos, incentivado e inspirado pela mãe Hellen Barros Manenti, que também é professora de dança. “A partir de agora, eu sei que vai ser mais difícil. Eu vou ter que ter mais responsabilidade, acordar mais cedo e ter mais horários de aula. Mas vou seguir em frente sem desistir, com a cabeça erguida. É isso que eu quero para mim”, afirma o pequeno bailarino.

ASDC

O trabalho dos profissionais de dança de Criciúma também foi reconhecido nacionalmente, por meio do Edital de Seleção Pública nº 01, de 21 de junho de 2019 – Culturas Populares. Em 2019, o edital faz uma homenagem ao cantor, compositor, radialista e cineasta brasileiro Vítor Matheus Teixeira, o Teixeirinha e a ASDC (Associação Dança Criciúma) se classificou em primeiro lugar no Sul do Brasil. 

O projeto da ASDC que foi contemplado pelo edital, teve ações voltadas para os pioneiros das Danças Urbanas de Criciúma (SOS Dance e Grupo The Laws), como palestras, música, grafite e mesa-redonda. Um dos objetivos da proposta é levar para estudantes de escolas sobre o conceito da cultura Hip Hop e sua relação com a identidade negra, história, cultura e patrimônio imaterial de Criciúma.

Segundo o presidente da ASDC, Maxwell Sandeer Flor, uma das propostas é possibilitar que crianças e adolescentes conheçam mais sobre a cultura Hip Hop, além de incentivar a formação de plateia. “Queremos potencializar os trabalhos já existentes em Criciúma e continuar parcerias com a Casa do Hip Hop de Criciúma, Instituto Criciumense de Hip Hop e Unesc”.

20º Unesc em Dança

E como estamos falando de dança, não poderíamos deixar de trazer nesse espaço uma oportunidade muito interessante para que dançarinos e grupos de dança mostrem o seu trabalho para o público. Estamos falando do 20º Unesc em Dança, que está com inscrições abertas até 4 de novembro.

O evento ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, no Teatro Elias Angeloni, em Criciúma.

Em 2019, o festival terá no máximo 100 apresentações, sendo 60 destinadas para a categoria Infanto-juvenil, que corresponde a participantes de seis a 14 anos, e 40 destinadas para a categoria Sênior, ou seja, participantes com mais de 15 anos. Entre os gêneros apresentados estarão: Ballet Clássico de Repertório; Ballet Clássico Livre; Dança Moderna e Contemporânea; Jazz; Danças Urbanas; Danças Populares.

O edital de inscrição pode ser acessado no site oficial do evento

Natal dos Sonhos

E para finalizar, a coluna traz mais uma oportunidade. A Fundação Cultural de Criciúma já está montando o calendário de apresentações para o Natal dos Sonhos na Praça Nereu Ramos. Os grupos, instituições, escolas, entidades e associações que tiverem interesse em participar, podem se inscrever pelo número (48) 3445-8841.